principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 4 de Junho de 2019

Gui Menezes assegura que há bons exemplos de cooperação entre os governos dos Açores e da República em ciência e tecnologia

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que a Comissão Instaladora do Observatório do Atlântico produziu um relatório com base no qual está a ser elaborado um projeto que será submetido aos mecanismos financeiros do Espaço Económico Europeu e da Noruega (EEA Grants).

 

Gui Menezes frisou ainda que o Observatório do Atlântico, que será instalado no Faial, é um dos projetos pré-definidos para este programa financeiro da Noruega, Lichtenstein e Islândia, que dispõe, no total, de 102,7 milhões de euros até 2021.

 

O Secretário Regional, que falava durante um debate de urgência sobre incumprimento dos compromissos do Governo da República para com a Região, apresentado pelo BE, salientou que os EEA Grants têm vários eixos de financiamento, entre os quais o de ‘Crescimento Azul’, que dispõe de mais 44 milhões de euros para fomentar a economia azul em Portugal.

 

O governante referiu que o projeto do Observatório do Atlântico “ainda não está concluído”, acrescentando, contudo, que está a ser desenvolvido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI), da Madeira.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes teceu críticas ao BE “por insistir na questão do Observatório do Atlântico, mas sem densificar as suas ideias sobre o que deve ser este centro de investigação internacional”.

 

Relativamente ao processo de instalação de radares meteorológicos na Região, da responsabilidade do IPMA, o Secretário Regional esclareceu que “uma empresa impugnou o concurso” público internacional para a aquisição e instalação do novo radar meteorológico de Santa Bárbara, na ilha Terceira, acrescentando que, entretanto, “o problema foi ultrapassado”.

 

Gui Menezes salientou que se aguarda o visto prévio do Tribunal de Contas para a adjudicação da instalação do radar, no valor de mais de 1,5 milhões de euros.

 

“Prevê-se que o novo radar seja mais moderno do que o que existia, de última geração, e que servirá melhor os objetivos” daquela infraestrutura, afirmou.

 

No que respeita ao radar meteorológico que será instalado no Pico da Barrosa, na ilha de São Miguel, o titular da pasta da Tecnologia lembrou que, em janeiro, técnicos da SRMCT, do IPMA e do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro efetuaram um levantamento das condições técnicas para a instalação daquela infraestrutura no local.

 

Neste sentido, Gui Menezes referiu que o IT enviou uma proposta para efetuar o plano de desmobilização e relocalização das antenas que estão implantadas no Pico da Barrosa, de forma a que, por um lado, a nova infraestrutura de radar afete o menos possível as estruturas e os elementos já instalados e, por outro, seja possível, através da instalação do radar meteorológico, proceder à reorganização do local, cujo processo será adjudicado pelo IPMA.

 

Na intervenção em plenário, o Secretário Regional destacou ainda vários projetos que são “exemplo de cooperação” entre o Governo da República e o Governo dos Açores, nomeadamente a criação da Agência Espacial Portuguesa, cuja sede foi instalada em Santa Maria, a criação de contratos-programa para a contratação de técnicos, no âmbito do projeto AIR Centre, para a ilha Terceira, e ainda a contratação de recursos humanos para a RAEGE, em Santa Maria.

 

Gui Menezes salientou que, no âmbito do AIR Centre, que tem tido “um grande envolvimento” dos governos da República e dos Açores, está a ser desenhado “um novo programa com a Universidade Massachusetts Lowell para que haja um intercâmbio de investigadores e de projetos científicos”.

 

O governante adiantou ainda que, a 12 e 13 de junho, alguns investigadores da Universidade Massachusetts vão deslocar-se aos Açores “para consubstanciarem o acordo que está a ser preparado e que é semelhante ao acordo que existe entre Portugal e o MIT”.

 

“Estes são exemplos de cooperação nas áreas da ciência e tecnologia e que merecem ser realçados porque estão a ter os seus desenvolvimentos e serão importantes para os Açores”, frisou Gui Menezes.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2019.06.04-SRMCT-CooperaçãoCiênciaTecnologia(1).mp3 2019.06.04-SRMCT-CooperaçãoCiênciaTecnologia(2).mp3 2019.06.04-SRMCT-CooperaçãoCiênciaTecnologia(3).mp3 2019.06.04-SRMCT-CooperaçãoCiênciaTecnologia(4).mp3   19.5509.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Museu do Pico apresenta mostra expositiva de um feto de cachalote

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de julho

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada acolhe Histórias Requinhas

Regime de pré-reforma para os trabalhadores da Administração Pública Regional

Incentivos do Proenergia aumentaram 46% no primeiro semestre de 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal