principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 24 de Maio de 2019

Governo dos Açores quer diáspora unida no projeto de desenvolvimento da Região

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas reiterou, em Ponta Delgada, a importância de unir, valorizar e dar voz a todos os Açorianos, residentes no arquipélago e na diáspora.

 

“A ideia é poder fazer com que esses Açorianos, no mundo inteiro, possam participar no nosso projeto, tendo influência no nosso projeto de desenvolvimento”, afirmou Rui Bettencourt, que falava quinta-feira, a propósito do Conselho da Diáspora Açoriana, na apresentação do documentário 'Portugueses na Nova Inglaterra', de Nelson Ponta Garça.

 

“Isso é um passo importante também na nossa união como povo e na nossa afirmação como povo”, frisou, sublinhando a importância de internamente, nos Açores, todos aqueles que vivem no arquipélago “terem consciência da importância que é ter todos esses Açorianos do mundo inteiro unidos”.

 

Na sua intervenção, o titular da pasta das Relações Externas salientou a preocupação do Governo dos Açores em “dar voz a essa diáspora”, recordando a recente criação de um Conselho da Diáspora Açoriana, que brevemente será discutida na Assembleia Legislativa, cuja ideia é “poder unir o Povo Açoriano, os tais Açorianos de primeira, segunda e terceira geração, os tais Açorianos que estão no arquipélago mas estão no mundo inteiro, e poder unir de modo a que eles possam contribuir para os Açores”.

 

“Nós somos um povo, um único povo, o Povo Açoriano, que está disperso no mundo inteiro”, considerou o Secretário Regional, sublinhando que “o Povo Açoriano está aqui nos Açores, no nosso arquipélago, mas o Povo Açoriano está nos Estados Unidos, no Canadá, o Povo Açoriano está no Brasil, na Bermuda, no mundo inteiro”.

 

“Estamos aqui a falar da união de um povo, geograficamente entre aqueles que estão aqui nos Açores e aqueles que estão noutras paragens do mundo, mas também de gerações”, afirmou Rui Bettencourt, frisando que se trata de Açorianos da primeira, segunda e terceira geração, mas que, no caso do Brasil, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, se trata de sexta e sétima geração.

 

Rui Bettencourt recordou que existe “mais de um milhão de Açorianos no mundo inteiro”, o que perfaz quatro vezes os habitam no arquipélago".

 

"Em termos de percentagem, temos a maior diáspora do mundo e essa diáspora é a nossa gente,  a nossa identidade, a nossa história de 600 anos que se vai fazendo no mundo inteiro”, frisou.

 

O Secretario Regional considerou ainda ser “um grande orgulho, uma grande honra e um grande prazer” a presença de Nelson Ponta Garça, elogiando o trabalho que tem desenvolvido e a sua obra sobre a emigração e sobre a diáspora açoriana.

GaCS/SN
 
Anexos:  
2019.05.23-SRAPRE-DocumentárioNPG(1).mp3 2019.05.23-SRAPRE-DocumentárioNPG(2).mp3   19.5414.jpg 19.5415.JPG 19.5416.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Açores) em processo de avaliação e revisão, afirma Diretor Regional

Rui Luís felicita Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande pelos resultados obtidos no Concurso Nacional de Manobras

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de junho

Açores acolhem 25 jovens de vários países ao abrigo do programa Eurodisseia

Diretora Regional da Cultura promove ligação entre os Açores e o Rio Grande do Sul no Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal