principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Vila do Porto , 4 de Junho de 2019

Governo dos Açores promove formação em inseminação artificial de ovinos de leite em Santa Maria

A Direção Regional da Agricultura iniciou hoje um programa de formação em inseminação artificial de ovinos de leite na ilha de Santa Maria, que decorre até sexta-feira e visa capacitar e instruir os colaboradores do Centro de Armazenamento de Sémen do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria e os ovinicultores desta ilha.

 

“Tendo em conta a decisão do Conselho do Governo de 29 de abril de instalar no Centro de Inseminação Artificial do Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha de Santa Maria uma secção de melhoramento animal e reprodução de pequenos ruminantes, relacionando os cruzamentos e as épocas de parto melhor adequadas às condições edafoclimáticas e de comercialização de ovinos e caprinos, a Direção Regional da Agricultura encetou agora um programa de formação e capacitação de todos os agentes envolvidos”, afirmou o Diretor Regional.

 

Esta formação, a cargo de João Pedro Barbas, investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, contempla uma componente teórica de nove horas, em que se abordará, por exemplo, a anatomia do aparelho reprodutor, a deteção e sincronização de cios e os métodos de colheita de sémen.

 

A parte prática, com uma carga horária de 16 horas, contemplará, designadamente, a colheita de sémen, a inseminação artificial de fêmeas e visitas a explorações.

 

Paralelamente, terá lugar uma palestra sobre 'Técnicas de reprodução assistida em pequenos ruminantes e a importância da nutrição e do maneio dos animais para o sucesso desta técnica', destinada a todos os produtores de ovinos da ilha de Santa Maria, de modo a melhor habilitá-los à boa gestão das suas explorações e à aquisição de conhecimentos para utilização futura.

 

“Todas estas ações visam dotar os produtores e os técnicos das ferramentas necessárias para maximizar a produção de leite, aproveitando a curva natural da produção forrageira através de um plano de programação dos partos, de modo a rentabilizar o investimento tido na aquisição do rebanho e nas infraestruturas destinadas à produção e transformação de produtos lácteos”, frisou José Élio Ventura.

 

O Diretor Regional da Agricultura referiu ainda que foram recentemente introduzidas em Santa Maria núcleos de ovinos da raça ‘Lacaune’, uma raça de aptidão leiteira, com o objetivo de produzir leite para posterior transformação local em produtos lácteos, nomeadamente num queijo de ovelha específico que se torne uma referência mariense.

 

Para José Élio Ventura, a implementação da inseminação artificial em ovinos irá permitir um melhor planeamento do efetivo, no sentido de maximizar a produção e rentabilizar os investimentos efetuados neste setor.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.06.04-DRAg-FormaçãoInseminação(1).mp3 2019.06.04-DRAg-FormaçãoInseminação(2).mp3 2019.06.04-DRAg-FormaçãoInseminação(3).mp3   18.2266.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo lança concurso para reabilitação da Reta de Pedro Miguel, na Ilha do Faial

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça realiza Oficina de Ciência Divertida e do Mar

SREC lança empreitada no valor de cerca 413 mil euros

Candidaturas abertas ao projeto “Creatour Azores” até 31 de julho

Governo dos Açores vai concessionar terreno florestal em São Miguel para instalar parque de arvorismo



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal