principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 11 de Outubro de 2019

Governo dos Açores anuncia duplicação do investimento na formação e qualificação de ativos empregados

O Vice-Presidente do Governo afirmou, em Ponta Delgada, que a formação e qualificação de ativos empregados representa uma “nova prioridade” no âmbito das novas políticas do Governo Regional, em termos de formação profissional e anunciou a duplicação do investimento para a formação e qualificação de ativos em 2019 e 2020.

 

“A formação e qualificação de ativos, ou seja, de pessoas que, já estando a trabalhar carecem de mais qualificação, atualização de conhecimentos e de aperfeiçoamento da sua formação, constitui uma nova prioridade no âmbito das novas políticas do Governo Regional, em termos de formação profissional”, frisou Sérgio Ávila.

 

O Vice-Presidente, que falava quinta-feira, no final de uma visita à Escola de Formação Turística e Hoteleira, referiu que o emprego tem registado uma “evolução muito positiva”, considerando que “importa agora canalizar mais recursos para a formação daqueles que, estando a trabalhar, carecem de maior qualificação, de melhor qualificação, para corresponderem às necessidades e competitividade da nossa economia”.

 

“Neste contexto, o Governo aprovou já um conjunto bastante vasto de 435 ações de formação, que abrangem 6.371 Açorianos e que correspondem a um investimento de 1,6 milhões de euros que permitirá formar e qualificar 6.371 Açorianos que estão neste momento empregados”, salientou Sérgio Ávila.

 

Segundo o Vice-Presidente, este esforço de formação corresponde às áreas consideradas mais carenciadas, “nomeadamente línguas estrangeiras e turismo, com 217 ações, construção civil, agropecuária e indústrias transformadoras alimentares”.

 

Para além de evidenciar a aposta do Governo Regional na formação e qualificação dos Açorianos, de forma a que possam corresponder às novas exigências do mercado, Sérgio Ávila anunciou um período para apresentação de candidaturas até 31 de outubro.

 

“Para reforçar este esforço, gostaria também de anunciar estão abertas as candidaturas que permitem duplicar este investimento na formação de ativos”, afirmou o governante, acrescentando que, neste período, são disponibilizados “mais 1,5 milhões de euros de recursos financeiros para formar mais 6.000 Açorianos que estão já empregados”.

 

Este novo período para apresentação de candidaturas vai possibilitar que, “num curto espaço de tempo, cerca de 12.300 Açorianos empregados tenham novas qualificações”, num investimento superior a 3,1 milhões de euros no período de 2019 – 2020.

 

“A execução destas medidas corresponde não só a um compromisso assumido pelo Governo dos Açores, mas representa igualmente a sinalização de uma nova prioridade no âmbito desta nova etapa de desenvolvimento da Região”, assegurou Sérgio Ávila.

 

Nesta visita à Escola de Formação Turística e Hoteleira, onde decorre uma formação de preparação e confeção de peixes e marisco, abrangendo 16 formandos de 12 entidades dos Açores, o Vice-Presidente lembrou ainda que este ano já foram realizadas 20 ações de formação, ao abrigo da formação de empregados na área do turismo, “correspondendo igualmente à concretização de uma prioridade que anunciamos e à necessidade identificada pelas nossas empresas”.

 

“Este forte investimento na formação de ativos, que iniciámos em 2019, corresponde também àquilo que era uma correta reivindicação das empresas açorianas e dos nossos empresários para apoiarmos este novo esforço de qualificar os Açorianos que estão a trabalhar no mercado de trabalho”, frisou Sérgio Ávila.

GaCS/OM
 
Anexos:  
2019.10.10-VPG-FormaçãoAtivos(1).mp3 2019.10.10-VPG-FormaçãoAtivos(2).mp3  
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo Centro de Apoio à Deficiência é “mais uma pedra na construção de uma Região solidária”, afirma Vasco Cordeiro

Secretária Regional da Energia inaugura ponto de carregamento rápido para veículos elétricos em Ponta Delgada

Acordos com sindicatos médicos reforçam eficiência na saúde, afirma Teresa Machado Luciano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de novembro

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal