principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 11 de Outubro de 2019

Diretora Regional apela ao envolvimento da comunidade na prevenção do consumo de substâncias psicoativas

A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências apresentou hoje, em Ponta Delgada, o programa 'Eu e os Outros', a implementar pela Saúde Escolar nos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) dos Açores.

 

"Este programa reflete a preocupação com os jovens que se encontram em situação de risco e a prioridade atribuída pelo Governo dos Açores à prevenção de comportamentos aditivos e dependências", no âmbito da estratégia de promoção do bem-estar das famílias e de proteção precoce de crianças e jovens em situação de exclusão, salientou a Diretora Regional.

 

Suzete Frias salientou que a implementação deste programa nos CDIJ irá permitir ganhos, não só no âmbito das adições, mas também no domínio de outros problemas que ocorrem na adolescência e que se mostram comprometedores da saúde mental dos jovens.

 

A identificação dos fatores de risco para o consumo de substâncias psicoativas e a constatação de que se encontram, muitas vezes, ligados a outros problemas da adolescência, como a gravidez, a saúde mental, a delinquência e a violência, entre outros, levam à necessidade de se implementarem programas de prevenção que integram a promoção da regulação emocional e a relação com os outros.

 

O programa 'Eu e os Outros' será aplicado em toda a Região, através das equipas de Saúde Escolar e/ou profissionais de Instituições Particulares de Solidariedade Social parceiras.

 

A intervenção da Saúde Escolar terá como alvo não apenas os alunos, mas toda a comunidade educativa.

 

"O consumo de substâncias decorre de fatores individuais, ligados aos pares, aos familiares, escolares e sociais. Por esse motivo, exige o envolvimento de toda a comunidade", frisou a Diretora Regional.

 

Suzete Frias referiu ainda que "é premissa na ação do Governo a cooperação de todos os 'stakeholders', entidades parceiras que desempenham um papel importante no âmbito da Saúde Escolar", considerando que "é este trabalho em rede que permite obter mais-valias em saúde".

 

A adolescência é um período particularmente vulnerável para o desenvolvimento das perturbações de adição e outros comportamentos de risco, até do ponto de vista biológico, porque os processos inibitórios cerebrais ainda não se encontram totalmente desenvolvidos.

 

O projeto VIDA+ (estudo de caraterização dos comportamentos aditivos na Região Autónoma dos Açores) clarifica as condições promotoras e de manutenção do consumo de substâncias psicoativas e conclui que variáveis individuais (experiências emocionais disruptivas, estratégias de 'coping', assertividade na tomada de decisão, regulação emocional) e socioculturais específicas são facilitadoras ou inibidoras dos comportamentos aditivos.

 

O objetivo de alargar a intervenção no âmbito da Saúde Escolar a todas as crianças e jovens da Região até aos 18 anos, cobrindo o ensino público pré-escolar, básico, secundário e profissional já foi atingido.

 

Os Açores são a primeira região no país a alargar o programa de saúde escolar ao ensino técnico-profissional, sendo que a inclusão dos CDIJ permite a plena cobertura territorial.

 

'Eu e os Outros' é um programa de prevenção universal dos problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas, no qual as substâncias são abordadas de forma integrada com outras temáticas ligadas ao dia a dia dos adolescentes.

 

Assenta na exploração de narrativas interativas e na identificação dos participantes com diferentes personagens, sendo coordenado a nível nacional pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

 

Os CDIJ constituem uma resposta social criada especificamente nos Açores, que visa promover o desenvolvimento de ações socioeducativas junto de jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, em situações de risco e/ou oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos e multiproblemáticos.

 

Atualmente, existem 11 CDIJ, distribuídos pelas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Graciosa, este último em implementação.

GaCS/SRS
 
 
  19.6423.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Governo dos Açores satisfeito com garantia de período de transição entre quadros comunitários, mas contra corte na dotação do POSEI para 2021

Serviço Regional de Saúde aumenta atividade cirúrgica

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal