principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Saint George, Bermuda , 11 de Outubro de 2019

Conselho da Diáspora Açoriana é “um desafio gigantesco” para os Açores, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Saint George, nas Bermudas, que a criação, implementação e envolvimento de todos no Conselho da Diáspora Açoriana é “um desafio gigantesco” para os Açores.

 

“É um desafio que consiste em dizer que estes Açorianos devem ser representativos das populações onde vivem”, frisou Rui Bettencourt, salientando que a ideia é criar 19 círculos eleitorais no mundo e que, em cada um desses círculos, os Açorianos que vivem nesses territórios possam eleger um representante.

 

“O desafio é gigantesco. Primeiro temos que fazer o levantamento dos Açorianos no mundo, onde vivem, e depois organizar eleições para os representantes desses Açorianos”, referiu o governante, que falava na XXII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

 

Rui Bettencourt afirmou que “a ideia de fazer um Conselho da Diáspora é a ideia de, desde logo, envolver os Açorianos todos no projeto açoriano”.

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional voltou a frisar que os Açores têm “uma das diásporas mais expressivas do mundo”, a que se junta uma outra caraterística “interessante” dos Açorianos no mundo, que é o facto de terem “uma grande diversidade”, com diferentes histórias de emigração nos vários territórios.

 

“Temos uma caraterística comum, que é o nosso apego aos Açores, com maneiras diferentes de ter um apego, e a nossa identidade” afirmou.

 

Rui Bettencourt salientou algumas caraterísticas deste Conselho, que é “diferente” dos demais porque “coloca como objetivo não só falar dos nossos problemas em todo o mundo, mas também falar do projeto açoriano, ou seja, a ideia é dizer aos Açorianos que há no mundo que vamos tentar organizar as coisas para que eles possam envolver-se na definição do que é o projeto açoriano”.

 

“A segunda diferença e aquilo que carateriza mais este Conselho da Diáspora Açoriana é que, como sabem, o Estatuto dos Açores como Região Autónoma fala em Povo Açoriano. Pela primeira vez, temos uma legislação que coloca o que é ser Açoriano e a ideia que ser Açoriano não é só aqueles que nasceram nos Açores, mas também aqueles que descendem de Açorianos”.

 

O Secretário Regional salientou ainda uma terceira caraterística deste Conselho, presidido pelo Presidente do Governo, e que pretende envolver os Açorianos no projeto de desenvolvimento dos Açores.

 

O titular da pasta das Relações Externas sublinhou também a importância das Casas dos Açores como “parceiros institucionais” neste Conselho e realçou o significado do envolvimento da Assembleia Legislativa neste processo e a participação de todos os partidos políticos à volta desta questão.

GaCS/SN
 
Anexos:  
2019.10.11-SRAPRE-ConselhoDiásporaAçoriana(1).mp3 2019.10.11-SRAPRE-ConselhoDiásporaAçoriana(2).mp3   19.6426.JPG 19.6427.JPG 19.6428.JPG 19.6429.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Governo dos Açores satisfeito com garantia de período de transição entre quadros comunitários, mas contra corte na dotação do POSEI para 2021

Serviço Regional de Saúde aumenta atividade cirúrgica

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal