principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 25 de Maio de 2019

Açores e sul do Brasil reforçam laços para preservar legado cultural

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Angra do Heroísmo, que o “resgaste e a preservação da identidade açoriana” no sul do Brasil tem aproximado a diáspora à Região, em diversas áreas.

 

“Após mais de 270 anos de chegada do Povo Açoriano a Santa Catarina, presenciamos uma contínua ligação afetiva às nossas ilhas, um dinâmico e diversificado associativismo e uma preocupada ação na transmissão, às gerações futuras, da nossa presença e legado nesse Estado”, afirmou Paulo Teves, que falava num encontro com a Direção da Associação Cultural Açoriana de Içara.

 

“A real dimensão da nossa Região compreende, indiscutivelmente, a nossa diáspora, que, apesar do distanciamento geográfico, se tem afirmado, cada vez mais, como fator de congregação em inúmeras sociedades do mundo e que importa dinamizar e estimular, honrando um legado que muito nos orgulha”, frisou, considerando fundamental o “reconhecimento, por parte dos órgãos de poder local, da história que nos une e nos identifica”.

 

As relações entre Santa Catarina e a Região Autónoma dos Açores “têm-se intensificado nos últimos anos, em vários campos de atuação”, salientou Paulo Teves, relembrando que muitos municípios e o próprio Estado declararam 2018 como sendo o 'Ano dos Açores'. 

 

No encontro foi abordada a possibilidade de cooperação com o município de Içara, no resgate do património material e imaterial açoriano que ainda existe, com destaque para a área da educação, atendendo à importância de dar a conhecer a história do Povo Açoriano em Santa Catarina junto dos mais novos.

 

“Em 2018, foram realizadas dezenas de atividades no âmbito dos 270 anos de presença açoriana em Santa Catarina, promovidas por associações, estabelecimentos de ensino e governos locais e estadual, que contribuíram para uma maior visibilidade dos Açores no mundo”, recordou o Diretor Regional, sublinhando que, “hoje, notamos que este trabalho continua e tem-se incrementado em mais municípios e noutras organizações”.

 

Passados 271 anos do desembarque, em 1748, em Santa Catarina, dos primeiros Açorianos que emigraram para esta região do Sul do Brasil, são ainda visíveis as marcas da presença açoriana no património material e imaterial e é percetível a dinâmica de variadas coletividades neste Estado, que desenvolvem múltiplas iniciativas em prol da Açorianidade.

 

Situada a 180 quilómetros de Florianópolis, em região de acentuada exploração do carvão mineral, a cidade de Içara é, atualmente, a maior produtora de mel de Santa Catarina, para além de ter o comércio, a indústria, o turismo, a produção agrícola e a plantação de tabaco como fortes atividades económicas.

 

Em 2016, o Município de Içara, criado em 1961, assinou um protocolo de geminação com as Lajes das Flores. 

GaCS/DRCom
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Açores) em processo de avaliação e revisão, afirma Diretor Regional

Rui Luís felicita Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande pelos resultados obtidos no Concurso Nacional de Manobras

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de junho

Açores acolhem 25 jovens de vários países ao abrigo do programa Eurodisseia

Diretora Regional da Cultura promove ligação entre os Açores e o Rio Grande do Sul no Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal