principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Eventos/Agenda

 

NRP Augusto de Castilho

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove a mostra documental intitulada “NRP Augusto de Castilho”, a qual estará patente ao público na portaria, do dia 2 de dezembro 2019 a 31 janeiro 2020.

 

Partindo de dois processos existentes no arquivo do Governo Civil do Distrito de Ponta Delgada, intitulados Processo do Augusto de Castilho e Correspondência expedida em outubro de 1918, pretende-se evocar o último combate da Armada Portuguesa no decurso da Grande Guerra (1914 – 1918), ilustrando esse acontecimento com informação proveniente de outras fontes da Biblioteca e Arquivo, como jornais, revistas e com imagens amavelmente cedidas pelo Museu da Marinha e pelos Vadios Azores Sketcher. Agradecemos também o apoio da Associação Comandante Carvalho Araújo.

 

 

Exposição - Natália Correia: uma resposta ao estado do Mundo

 

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove no dia 22 de novembro, pelas 18h30, a sessão de apresentação do livro Natália Correia: um compromisso com a Humanidade. Trata-se de um ensaio sobre obra édita e inédita da autoria da investigadora Ângela de Almeida que contará com a apresentação de Filipa Martins. Seguir-se-á a inauguração da exposição Natália Correia: uma resposta ao estado do Mundo, que complementa a obra apresentada.

A sessão contará com a atuação do músico Luís Bettencourt que apresentará temas do último CD que contém poemas musicados de Natália Correia. A exposição, comissariada pela investigadora Ângela de Almeida, estará patente do dia 22 de novembro do presente ano a 2 de janeiro de 2020.

Esta iniciativa visa tornar pública alguma da investigação feita no espólio documental de Natália Correia, figura incontornável do Século XX em Portugal. Pretende lançar um olhar sobre os estudos feitos sobre esta grande mulher no que diz respeito à sua posição profundamente Humanista que marca indelevelmente a sua posição crítica relativamente ao mundo. O propósito desta iniciativa é promover, igualmente, o interesse pelo estudo do legado de Natália Correia. Pretende-se assim chamar a atenção dos investigadores e público em geral para a riqueza do espólio documental de Natália Correia / Dórdio Guimarães que está à disposição de todos na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Foram reunidos para a exposição NATÁLIA CORREIA: uma resposta ao estado do Mundo, documentos e espécies bibliográficas representativos da temática abordada, essencialmente provenientes do arquivo e livraria Natália Correia / Dórdio Guimarães depositados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. O desígnio desta exposição é dar a conhecer algumas das respostas ao estado do Mundo que Natália Correia expressou através da literatura e em especial mediante a sua linguagem poética.


 

Bookcrossing

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, aproximando-se cada vez mais dos interesses dos seus leitores, é agora parceira do Bookcrossing.

O Bookcrossing é um movimento mundial de incentivo à leitura e à criação de uma comunidade em torno da partilha de livros. O bookcrossing é entendido como um clube de livros global que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros libertam livros para que possam ser encontrados por outros. O objetivo consiste em transformar o mundo numa biblioteca.

Este processo é feito de forma totalmente gratuita e, como cada um dos livros tem um número de registo (BCID), quem os encontra, ao aceder a www.bookcrossing.com, poderá ver de onde ele veio, por onde andou, e deixar a sua opinião sobre o livro que leu.

A ideia é simples: aderir a uma comunidade de leitores livre e sem fronteiras, através do lema: “Encontre um livro livre, leia-o e liberte-o”.

Aliando-se a este movimento e assinalando o Dia Mundial das Bibliotecas – 1 de julho - a BPARPD, a partir do dia 2 julho, irá “libertar” livros em diversos locais públicos dos distintos concelhos da ilha de São Miguel, promovendo desta forma hábitos de leitura, aproximando o livro de públicos alargados e criando uma nova comunidade de leitores.

Para comentar os livros libertos pela BPARPD, aceda a www.bparpd.azores.gov.pt, na área de Destaques, onde encontra o acesso ao bookcrossing – www.bookcrossing.com -, insira o número de identificação do livro que encontrou (BCID), deixe o seu comentário, e depois liberte-o!

 

 

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal