principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida nas Comunidades Falantes de Português nos E.U.A e Canadá
 

O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, irá promover nos dias 9 e 10 de Novembro, na Harvard Law School (Harvard University), na MAPS (Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers) e no Boston College, o Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida nas Comunidades Falantes de Português nos Estados Unidos da América e Canadá.

O evento, que terá como orador principal convidado Craig Mello, vencedor do prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2006 e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, centrar-se-á nas Comunidades de Língua Portuguesa da América do Norte e nas questões dos Direitos Humanos, nomeadamente a Saúde, Deportação, Educação, Apoio Comunitário e a formação em Liderança ao serviço das mesmas comunidades.

Com esta iniciativa, a DRC pretende congregar as organizações de cariz social representativas das comunidades de língua portuguesa nos EUA e Canadá, estando igualmente aberta à participação de profissionais, académicos, estudantes e investigadores de diferentes áreas de estudo cuja intervenção esteja vocacionada para a área das Ciências Sociais e Humanas.

São objectivos primordiais deste simpósio:

  1. Proporcionar aos seus participantes um espaço de reflexão no qual os problemas e as questões sociais que afectam as nossas comunidades emigradas sejam analisados à luz dos Direitos Humanos, possibilitando a todos quantos exercem a sua actividade no âmbito de diferentes projectos e serviços sociais, o conhecimento e a compreensão dos principais instrumentos existentes em matéria de Direitos Humanos, bem como das estratégias efectivas para a promoção e defesa destes mesmos direitos.
  2. Manter um acompanhamento e atenção permanente às novas dificuldades que enfrentam as comunidades de língua portuguesa face ao contexto sócio-económico global, por via do reforço da Rede Internacional de Instituições de Serviço Social Açores-Comunidades que, devido à proximidade dos cidadãos e ao conhecimento das necessidades específicas, melhores condições reúnem para responder adequadamente aos desafios que se vão manifestando.
  3. Promover a dinamização e o alargamento da referida Rede Internacional a novas parcerias, com vista a assegurar a máxima participação e colaboração de associações e organizações que prestam apoio social às nossas comunidades, no desenvolvimento de acções e projectos potenciadores da melhoria da qualidade de vida e de uma integração bem sucedida dos cidadãos nas sociedades de acolhimento.

Colaboram com a Direcção Regional das Comunidades, na organização da iniciativa em apreço, o Catholic Social Services, MAPS, Boston College, Princeton University, UMass Boston e o PWL Institute, sedeado na Lesley University.

Para obter informações mais detalhadas sobre o simpósio, convidamo-lo(a) a aceder aqui (Português: https://sites.google.com/site/simposio2011por/; Inglês: https://sites.google.com/site/symposium2011eng/). Através destes sites, poderá efectuar, até ao próximo dia 25 de Agosto, a sua inscrição na Chamada de Trabalhos para efeitos de apresentação de propostas de comunicação sobre as temáticas a abordar no simpósio.

 
 
 
 
 
 
 
 




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal