Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

26-02-2021

Banco de Sementes dos Açores Mais um passo para um futuro melhor


O Banco de Sementes dos Açores, cujo principal objetivo é a conservação das espécies endémicas e nativas do Arquipélago, procedeu, ao longo dos últimos anos, a um trabalho de recolha, conservação, germinação e propagação de sementes da subespécie Euphorbia stygiana subsp. santamariae, classificada como Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Esta planta endémica de Santa Maria tem menos de uma dezena de indivíduos na natureza e, para evitar a sua extinção, a equipa do Parque Natural de Santa Maria colheu das suas sementes e enviou-as para o Banco de Sementes dos Açores, sediado no Jardim Botânico do Faial, para conservação de algumas e propagação das restantes, de forma a reforçar a população de origem.

Este processo de propagação começou pelos ensaios de germinação com as condições ótimas testadas previamente na subespécie Euphorbia stygiana subsp. santamariae e obteve uma taxa de sucesso de 74 %. Posteriormente, as plantas germinadas foram transferidas para o Viveiro de Plantas Raras do Jardim Botânico do Faial onde se estabeleceram e endureceram, tento sido acompanhadas, semanalmente, pelas equipas do Banco de Sementes e do Viveiro, de forma a garantir uma resposta rápida às suas necessidades e, consequentemente, um crescimento saudável.

Como resultado deste trabalho, no dia 8 de fevereiro, foram enviados cerca de 35 indivíduos de Euphorbia para Santa Maria, recebidos pela equipa do Parque Natural, para serem plantados no seu habitat natural. Está ainda previsto o envio de mais exemplares nos próximos meses.

A conservação de espécies endémicas dos Açores é uma das ferramentas fundamentais na preservação da biodiversidade açoriana, nomeadamente nos ecossistemas e habitats naturais, contribuído assim para a longevidade das espécies de fauna e flora.

Neste sentido, o Banco de Sementes dos Açores funciona como um depósito seguro que garante a salvaguarda da maioria das espécies vegetais, mantendo uma coleção de sementes viáveis, através de condições laboratoriais controladas, nomeadamente ausência de humidade e temperaturas negativas.

Foto: Elementos das equipas do Banco de Sementes e do Viveiro de Plantas Raras do Jardim Botânico do Faial, que estiveram envolvidos na propagação de Euphorbia stygiana subsp. santamariae.

Autor: Banco de Sementes dos Açores

Numero de Visitantes
  1130094  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE