Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Corvo 08-09-2020

Governo dos Açores reforça corpo de Vigilantes da Natureza e investe na conservação e fiscalização ambiental


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou ontem, no Corvo, que “as questões ambientais são uma prioridade efetiva” para o Governo dos Açores, destacando os investimentos no corpo de Vigilantes da Natureza.

“Temos a plena consciência da importância do corpo de Vigilantes da Natureza, com elementos presentes em todas as ilhas, e temo-nos empenhado para que sejam, cada vez mais, reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem”, frisou Marta Guerreiro, que falava na sessão de abertura do encontro anual destes profissionais.

O corpo de Vigilantes dos Açores é composto por 53 elementos, quando, em 2012, tinha apenas 28, salientando Marta Guerreiro que, “só na presente legislatura, são mais 21 Vigilantes, o que representa um aumento de 65% face a 2016”.

“Se considerarmos a contratação de mais nove elementos, prevista no plano de recrutamento deste ano, teremos já duplicado o número de Vigilantes da Natureza, o que demonstra a importância que atribuímos a esta carreira”, acrescentou.

A par do investimento no número de profissionais, a governante salientou a disponibilização de um conjunto de ferramentas que facilitam a sua ação diária, para que possam exercer convenientemente tão diversificadas e importantes funções.

A titular da pasta do Ambiente sublinhou também a disponibilização de equipamentos, como telefones móveis e o Sistema Integrado de Comunicações dos Serviços de Ambiente, consubstanciado numa rede digital de comunicações de apoio à fiscalização e vigilância, que tem por objetivo assegurar, de forma eficaz e fiável, as comunicações móveis privativas de voz e dados da estrutura operativa da Direção Regional do Ambiente, em todas as ilhas do arquipélago.

Marta Guerreiro salientou ainda a aquisição de drones para todas as ilhas, destinados ao uso em ações de monitorização e fiscalização ambiental, e de 11 viaturas elétricas, alocadas aos Serviços de Ambiente de Ilha e à atividade do corpo de Vigilantes da Natureza.

A Secretária Regional dedicou também uma atenção especial ao programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores, que, apesar das contingências da pandemia, já conta com 98 Vigilantes Juniores em quase todo arquipélago.

“Realço a extraordinária adesão na ilha do Corvo, onde contamos com 12 Vigilantes Juniores, alguns dos quais nos dão o prazer de estar aqui hoje, partilhando connosco a abertura do Encontro Regional de Vigilantes da Natureza”, referiu Marta Guerreiro.

Segundo a governante, “esta é, ao fim e ao cabo, uma forma de envolver os mais jovens em ações de defesa e de proteção do património natural, prestigiando a profissão do Vigilante e motivando para a mudança de atitudes e adoção de hábitos e comportamentos ambientalmente sustentáveis, na comunidade, em casa e na escola”.

Na ocasião, Marta Guerreiro reforçou que “o Governo dos Açores tem vindo a aumentar, de ano para ano, o investimento público nestas áreas e de forma significativa”.

Em 2012, a dotação do Plano de Investimento para a conservação da natureza foi de 4,5 milhões de euros, em 2016 ascendeu a 7,1 milhões de euros e em 2020 é de 12,3 milhões de euros.

“Este crescente investimento tem sido acompanhado pela aprovação de importantes projetos, cofinanciados pela União Europeia, para além do envelope financeiro regional dos programas estruturais”, acrescentou a Secretária Regional.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1129797  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE