Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

21-02-2020

Graciosa duplica área candidatada à manutenção de paisagens tradicionais


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou ontem que a ilha Graciosa tem evidenciando um "grande crescimento” das áreas candidatadas ao sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais, que praticamente duplicaram nos últimos dois anos.

As áreas que atualmente beneficiam de apoios à manutenção correspondem a 21,5 hectares, dos quais 17,1 hectares de vinha e 4,4 hectares de pomares de espécies tradicionais.

“A vitivinicultura voltou a ter um papel importante na economia e na vida dos Graciosenses”, frisou Marta Guerreiro, que falava durante a visita a áreas de cultura de vinha objeto de apoio à manutenção de paisagens tradicionais, no âmbito da visita do Governo à ilha Graciosa.

Marta Guerreiro recordou que esta já “foi uma das principais atividades económicas da ilha Graciosa, nos séculos XVIII e XIX, com produções médias na ordem das 6.000 a 7.000 pipas, tendo entrado em declínio a partir da segunda metade do século XIX”.

Com o objetivo de preservar alguns métodos tradicionais de uso dos solos, tendo em conta a sua relevância na paisagem e para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, o Governo dos Açores disponibiliza um sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais da cultura da vinha, em currais e em socalcos, e de pomares de espécies tradicionais, situadas em áreas de paisagem protegida e em fajãs costeiras, integradas nos parques naturais de ilha e em reservas da biosfera.

“Neste momento, em toda a Região, os apoios à manutenção de paisagens tradicionais abrangem 480 beneficiários e uma área total de 749 hectares, a que corresponderam pagamentos de mais de 1,6 milhões de euros em 2019”, revelou Marta Guerreiro, acrescentando que se tratar de “um aumento de 60% face ao ano anterior”.

“Este é um esforço financeiro significativo do Governo dos Açores, totalmente suportado por fundos próprios, mas que encontra plena justificação no facto do património natural e cultural e a paisagem serem fontes insubstituíveis de vida e inspiração e elementos determinantes da nossa identidade e do modelo de desenvolvimento que preconizamos para os Açores e, como tal, não podemos deixar de apostar na sua preservação e valorização”, frisou a Secretária Regional.
 

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1130027  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE