Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

11-02-2020

Governo dos Açores inicia controlo mecânico de espécies invasoras no Monte da Guia, no Faial


A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, iniciou, no âmbito do projeto Life Vidália, uma intervenção significativa de controlo mecânico de espécies exóticas invasoras na área de Entre-Montes, no Monte da Guia, no Faial.

Esta intervenção de controlo contempla, designadamente, o gramão (Stenotaphrum secundatum), escapado dos relvados envolventes ao parque de estacionamento junto à praia de Porto Pim, o silvado-do-inferno (Lantana camara), nas áreas de charneca, e a orelha-de-ovelha (Salpichroa origanifolia), com diversos focos de invasão.

A proliferação destas espécies constitui um dos principais fatores de pressão sobre a vegetação natural desta área, onde existe uma pequena população de vidália (Azorina vidalii), uma das espécies endémicas alvo do projeto Life Vidália, além de ser um habitat prioritário das dunas cinzentas, junto à praia de Porto Pim, com a sua peculiar vegetação autóctone.

Esta ação permite, com o recurso ao controlo mecânico destas espécies invasoras, a remoção da camada superficial vegetal com máquina escavadora e a sua eliminação por um operador credenciado.

Depois de concluída esta operação, vai ser realizada uma nova fase da recuperação deste valioso habitat através da reintrodução e reforço populacional das espécies caraterísticas desta área, tais como o bracel-da-rocha (Festuca petraea), a urze (Erica azorica), os cubres (Solidago azorica) e a vidália (Azorina vidalii).

O Life Vidália, de que são beneficiários a Direção Regional do Ambiente e a AZORINA, com um total de investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, possibilitará reforçar as populações naturais das espécies, ao mesmo tempo que irá reduzir as suas ameaças, com trabalhos de conservação que abrangem todos os sítios da Rede Natura 2000 nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

Até 2023, estima-se aumentar nestas ilhas os efetivos populacionais de Azorina vidalii em mais de 200% e de Lotus azoricus em mais de 400%.

Autor: GaCS/DRA

Numero de Visitantes
  1130085  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE