Desde tempos remotos que os Açorianos beneficiam de uma relação extremamente próxima com o Mar. Para os que habitam o arquipélago, o Mar é, quotidianamente, objeto de respeito, estima e contemplação.
O Governo Regional reconhece este valor, sendo isto evidente ao encontrar-se um capítulo dedicado ao tema do Mar e Economia Azul no Programa do XIII Governo Regional. Em anos recentes, também a Europa afirmou o seu reconhecimento pelo valor estratégico dos mares ao propor uma Política Marítima Integrada para a Europa, que levou à elaboração em Portugal de uma Estratégia Nacional para o Mar. Em 2008, o dia 20 de maio foi instituído como Dia Europeu do Mar, tendo em vista o objetivo de promover uma maior envolvência entre as temáticas marinhas e os cidadãos.
Foi neste enquadramento que em 2010 foi criado o “Açores Entre-Mares”.
Durante 20 dias, entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), são dinamizadas diversas atividades que têm como base a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do Mar dos Açores, programa esse coordenado pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas.
Esta campanha ganha originalidade pelo facto de ser composta por atividades promovidas por entidades parceiras, desde associações a empresas, que propõem a integração de uma ou mais atividades a desenvolver na sua ilha. A abrangência do programa é também impressionante, tratando de dar uma visão holística das oportunidades que o mar nos oferece (desporto, lazer, profissões), atentos à necessidade de o preservar e respeitar (limpezas costeiras e subaquáticas, conhecimento).
Todas as entidades são convidadas a participar no Entre-Mares 2021, com iniciativas relacionadas com o mar.