FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
   
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

São Pedro de Nordestinho


São Pedro de Nordestinho foi elevada à condição de freguesia em 2001 e possui atualmente cerca de 273 habitantes. O nome da freguesia tomou a designação em honra do antigo lugar, Nordestinho (diminutivo do nome do concelho, Nordeste), e em honra do padroeiro.

O que visitar:

* Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro data dos princípios do séc. XVI, tendo sido propriedade particular de Sebastião Pereira. No tempo do Rei D. Sebastião já era domínio público. É atualmente das três igrejas mais antigas e das mais pequenas do concelho. Localiza-se na Rua de São Pedro. Encontra-se inscrito na fachada a data de “1764”, data da sua reconstrução ou obras de beneficiação.



* Ermida de Nossa Senhora do Pranto
A Ermida de Nossa Senhora do Pranto é um templo de grande devoção religiosa. É uma ermida singela fundada em 1523. Localiza-se numa pastagem plana sobranceira ao mar. Ao longo do seu acesso encontram-se painéis de azulejos com os passos da Via Sacra. A sua construção está associada a uma lenda, nascida com o grande terramoto que abalou a ilha em 1522 e com o surto de peste que se lhe seguiu.



* Triato do Espírito Santo
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo nomeadamente a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. São construídos em planta retangular com um só piso. O triato desta freguesia localiza-se na Rua do Burguete. Está encimado por um dos símbolos do Divino Espírito Santo, a coroa, esculpida em rocha basáltica.



* Fontanários (6)
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades. Existem seis fontanários nesta freguesia:

1. Localiza-se na Rua da Igreja. Pintado de branco com moldura em verde e base em rocha basáltica. Possuía duas bicas.
2. Localiza-se na Rua Padre Diniz da Luz, num pequeno largo da mesma. É uma estrutura de arco construído em rocha basáltica, formando um nicho decorado com azulejos brancos com pequenas pinturas. Junto da estrutura, encontram-se dois bancos também em basalto.
3. Localiza-se na Rua do Canto da Cruz numa zona mais afastada da parte urbana. Estrutura de arco, construído em rocha basáltica formando um nicho decorado com azulejos brancos, ladeado por dois bancos também em basalto.
4. Localiza-se na Rua da Igreja, numa reentrância da rua. Estrutura em arco construída em rocha basáltica, decorado com azulejos brancos e ladeado por dois bancos também em basalto.
5. Localiza-se na Rua Abel Dinis, numa reentrância da rua. Estrutura de arco construída em rocha basáltica formando um nicho decorado com azulejos brancos, ladeado por dois bancos também em basalto.
6. Localiza-se na Rua do Canto da Cruz. Estrutura de arco com uma pintura de São João realizada à mão e dois bancos em rocha basáltica.

  
  

* Coreto
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. Localiza-se no interior do jardim público e foi inaugurado a 25 de junho de 1988. Está localizado na Rua de São Pedro. Possui cobertura telhada e escadas de acesso.



* Pocinha de Nossa Senhora do Pranto
A Pocinha de Nossa Senhora do Pranto está localizada numa edificação em pedra. Conta a lenda que aquando da construção da Ermida da Nossa Senhora do Pranto, em 1523, apareceu uma nascente para que pudessem ser realizadas as obras da ermida, tendo secado após o termo da mesma.



* Jardim Público da Rua de São Pedro
Jardim agradável, localizado na Rua de São Pedro, com um coreto no centro, canteiros floridos percorridos por caminhos em calçada portuguesa com alguns bancos de jardim. Este jardim público e o coreto foram inaugurados a 25 de junho de 1988.



* Parque de Merendas do Baião
Situado junto ao litoral, este parque de merendas possui palheiros, grelhadores, mesas e bancos em pedra. Dispõe ainda de sanitários.



* Museu Etnográfico de São Pedro Nordestinho
Neste espaço museológico, localizado na Rua Canto da Cruz, encontram-se expostas algumas peças de etnografia local, nomeadamente utensílios agrícolas, mobiliário antigo e pequenos objetos decorativos.




< Voltar à página anterior


Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE