Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Flores 03-05-2012

Foi apresentado hoje, pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, o guia do Parque Natural da ilha das Flores.


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar apresentou hoje, em Santa Cruz das Flores, o guia do Parque Natural daquela ilha.

Conforme explicou na ocasião, trata-se de um instrumento, elaborado de acordo com um formato-padrão, muito completo para o conhecimento e movimentação dos visitantes nas diversas parcelas do parque.


O documento indica trilhos e percursos para chegar aos sítios com interesse e, ao mesmo tempo, contém informação e fotografias da flora e fauna que existe no parque, permitindo uma melhor identificação.

Para além disso, contem uma parte complementar com uma resenha histórica da ilha, pretendendo mostrar “a forma como as pessoas, ao longo dos séculos, foram interagindo com o ambiente, criando aquilo que hoje é a paisagem açoriana”.

Este é um dos nove guias – um por cada Parque Natural de Ilha –, que estão a ser editados pelo Governo, primeiro em Português e, posteriormente, em Inglês, sendo que, segundo explicou Álamo Meneses, “tem também um conjunto de referências a marcos que estão colocados no terreno, com postos de informação numerados”, havendo uma correspondência entre o guia e os postos, com informação geológica, de fauna e de flora, bem como outras indicações úteis, como restauração e alojamento, nas proximidades.


Álamo Meneses falou, também, de uma outra iniciativa do Governo Regional que é a instalação de uma rede de estações de observação hidrometeorológicas que está a ser instalada na Região, uma das quais na Lagoa Funda, nas Flores, que o mau tempo impediu de visitar, nesta visita Estatutária de dois dias que o executivo açoriano está a realizar à ilha.


Segundo explicou, são estações automáticas que têm uma dupla função de monitorização dos recursos hídricos e de protecção civil, alertando, nomeadamente, para risco de cheias em situações de pluviosidade mais intensa.


No dia de hoje, Álamo Meneses teve ainda encontros de trabalho com os serviços de Ambiente das Flores e com uma organização não-governamental que atua nesta área.

Autor: Expresso das Nove

Numero de Visitantes
  1023810  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE