CIÊNCIA  |  TECNOLOGIA  |  ESPAÇO  |  CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA  |  PARCERIAS INTERNACIONAIS  |  GALERIA  |  DESTAQUES
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 
  

 

<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
   
Destaques
 
Concurso: Apoio à edição de publicações científicas 2019
 Mais »
Concurso: Apoio à implementação de iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica 2019 (feiras escolares de ciência e tecnologia)
 Mais »
Procedimento de Recrutamento / Recruitment Procedure
 Mais »
Concurso: Apoio à organização de reuniões científicas 2019
 Mais »
 
TECNOLOGIA

DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS

  • PRO-SCIENTIA


Decreto Regulamentar Regional n.º 17/2012/A de 4 de Julho de 2012

Aprovado o regime jurídico do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e criado o respetivo sistema de atribuição de incentivos financeiros, denominado PRO-SCIENTIA.

O PRO-SCIENTIA estrutura-se em quatro eixos prioritários - valorizar, cooperar, qualificar e atualizar - e visa, genericamente, consolidar o potencial científico e tecnológico dos Açores; estimular a investigação em áreas relevantes; reforçar a participação das empresas no SCTA; promover a valorização económica das atividades de investigação e desenvolvimento; incentivar a criação de sinergias transregionais e internacionais que projetem os Açores no Espaço Europeu de Investigação; qualificar os recursos humanos da ciência; promover a cultura científica e tecnológica e assegurar o acesso generalizado à sociedade do conhecimento.

Para aceder ao documento clique aqui.

  • PRO-TIC

Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2018:

Aprovada a iniciativa para a Promoção das Competências Digitais e Tecnologias da Informação e Comunicação (PRO-TIC).
A iniciativa PRO-TIC visa a criação de novas valências e/ou projetos assentes num ensino experimental das ciências, cujo pilar seja o desenvolvimento da literacia e cidadania digitais e de competências em TIC.
 
Para aceder ao documento clique aqui.



___________________________________________________________________________________


AGENDA DIGITAL


A Agenda Digital e Tecnológica dos Açores (ADTA) é um documento estratégico, apresentado pelo Governo Regional dos Açores em setembro de 2013, que visa, à semelhança dos congéneres nacional, “Agenda Portugal Digital", e europeia, “Agenda Digital para a Europa”, estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico, em termos gerais e, de forma muito particular, a economia digital e o setor das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, através da utilização e do desenvolvimento de produtos e serviços digitais e tecnológicos.

A ADTA tem como principais objetivos:


a)
 Captar investimento de base tecnológica para os Açores;
b) Melhorar as competências nas áreas das tecnologias e engenharias;
c) Promover o surgimento de pequenas e médias empresas orientadas para o mercado digital


A ADTA é uma proposta transversal e mobilizadora de uma consciência e de uma prática coletiva, que, do ponto de vista da Administração Pública, se foca na promoção da desmaterialização de processos na sua relação com o cidadão, ou seja, na implementação de procedimentos e serviços mais simples, transparentes e inovadores, potenciadores de uma maior participação e satisfação das necessidades dos cidadãos.

Assim, esta proposta, integrada e interligada nas suas medidas/ações/programas e objetivos, a concretizar pelos diversos departamentos do governo dos Açores, muitos deles em parceria com um conjunto diversificado de atores sociais (Universidade, câmaras municipais, escolas profissionais, empresas/associações), resultam de uma reflexão global no sentido de se apontar um conjunto de boas práticas com vista à inovação, modernização da administração pública e apoio das empresas e à captação de investimentos de base tecnológica.

A ADTA está organizada em quatro eixos, oito programas e vinte nove medidas, sendo que cada medida engloba diversas ações.

Convém salientar que a concretização de uma ou várias ações, respeitantes a uma medida em concreto, não se esgota numa iniciativa isolada, perante a qual se permita dizer que uma medida está “concluída”. Há medidas com desenvolvimento, em termos de ações, que têm recorrência/continuidade no tempo. Assim, uma mesma ação pode concorrer para o cumprimento de várias medidas em simultâneo, tal como um conjunto diversificado de várias ações/iniciativas, que podem ser pontuais ou recorrentes, potenciam o cumprimento de uma medida.

Para aceder ao documento clique aqui.

___________________________________________________________________________________


PROJETOS E INFRAESTRUTURAS

 

 


Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

HOMEEVENTOSCONCURSOSLEGISLAÇÃOE-SERVIÇOSLIGAÇÕES ÚTEISCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE