principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

SIDER - Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores

 


 Legislação            Formulários            FAQ          Balcão SIDER

Entidades bancárias com protocolo no âmbito do SIDER:

Link para o banco   Link para o banco   Link para o bancoLogo CEMAHLink para o banco     Link para o banco

   Link para o banco   Link para o banco   Link para o banco

O SIDER tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da economia regional, através de um conjunto de medidas que visam o reforço da produtividade e competitividade das empresas através dos seguintes subsistemas:

Imagem

O Desenvolvimento Local apresenta um vasto âmbito de aplicação, apoiando investimentos no comércio, na indústria, na construção civil, na restauração e similares e em diversos ramos dos serviços, procurando desta forma contribuir para a introdução de maiores níveis de competitividade nas empresas destes sectores.

No sentido de promover a qualidade e segurança dos estabelecimentos do comércio e indústria do ramo alimentar e de restauração e bebidas, existentes há mais de três anos, o Desenvolvimento Local dispõe também de um conjunto de incentivos, que visa modernizar toda esta atividade. O Desenvolvimento Local inclui igualmente apoios para projetos de urbanismo comercial, que visem a qualificação do espaço público envolvente ao comércio, em áreas delimitadas dos centros urbanos das vilas e cidades, incluindo a modernização das fachadas dos estabelecimentos comerciais que confrontem com o espaço público.

Utilize os botões acima para aceder à legislação aplicável (SIDER e Regulamento do Desenvolvimento Local), aos formulários de candidatura e às perguntas frequentes.


Imagem

O Desenvolvimento do Turismo abrange investimentos nas áreas do alojamento, aluguer de veículos automóveis, atividades termais e animação turística. Dispõe também de uma linha específica de apoio dedicada a ações e eventos de animação e promoção turísticas.

Utilize os botões acima para aceder à legislação aplicável (SIDER e Regulamento do Desenvolvimento do Turismo), aos formulários de candidatura e às perguntas frequentes.


Imagem

O Desenvolvimento Estratégico visa essencialmente apoiar projetos de investimento que contribuam de forma relevante para o desenvolvimento económico e social, num domínio seletivo de atividades.

O Desenvolvimento Estratégico pretende incrementar a competitividade externa da economia regional, estimulando investimentos em bens transacionáveis, que contribuam para o reforço da base económica de exportação, bem como projetos que valorizem recursos endógenos, como sejam campos de golfe, parques temáticos, empreendimentos turísticos que possuam instalações termais ou que apresentem serviços de bem-estar baseados na utilização de recursos naturais.

Esta medida de apoio abrange ainda novas áreas de negócio que respondem a segmentos emergentes do mercado e que tradicionalmente pertenciam ao domínio público, como sejam investimentos nas áreas da saúde, ensino, residências assistidas, recolha e tratamento de resíduos, o aproveitamento de fontes renováveis de energia para a produção de biocombustíveis bem como a investigação e desenvolvimento tecnológico, que visem o reforço da competitividade.

Utilize os botões acima para aceder à legislação aplicável (SIDER e Regulamento do Desenvolvimento Estratégico), aos formulários de candidatura e às perguntas frequentes.


Imagem

 

O Desenvolvimento da Qualidade e Inovação pretende fomentar a criação de valor acrescentado nas empresas, comparticipando investimentos em fatores dinâmicos da competitividade.

Este subsistema desdobra-se em duas medidas, sendo que a medida 1 – Qualidade, visa apoiar investimentos orientados para a introdução nas empresas de metodologias, ferramentas e cultura da qualidade e para a adesão a sistemas de qualificação e implementação de sistemas de gestão da qualidade.

A medida 2 – Inovação, destina-se a incentivar os investimentos orientados para a introdução nas empresas de uma cultura, metodologias e ferramentas de inovação, que visem o reforço da sua produtividade e competitividade, potenciando a sua participação no mercado global.

São privilegiados os investimentos dos quais resultem parcerias entre empresas ou entre empresas e instituições de I&D, projetos piloto demonstradores de soluções tecnologicamente inovadoras, de investigação industrial, promovidos por pequenas e médias empresas e a criação de postos de trabalho com qualificação académica e formação profissional.

Utilize os botões acima para aceder à legislação aplicável (SIDER e Regulamento do Desenvolvimento da Qualidade e Inovação), aos formulários de candidatura e às perguntas frequentes.


 

Imagem

 

 





<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal