principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Província do Québèc

 

QUÉBEC

 

Dominando o rio São Lourenço do alto do cabo Diamante, a cidade de Québec sempre atraíu inúmeros visitantes, desde a sua fundação em 1608 por Samuel de Champlain.

Esta cidade fortificada, encravada num promontório natural, tornou-se o alvo de vários invasores e o local de batalhas históricas. Québec é a capital da província (que tem 6.896.000 habitantes) com o mesmo nome. A cidade de Québec tem 165.100 habitantes. Foi designada pela Unesco como cidade Património Mundial.

 

A região de Québec reagrupa cinco bairros históricos, cuja arquitectura testemunha cerca de quatro séculos de história, moldada pela influência das culturas autóctones, francesa e inglesa.

 

Québec tem uma população principalmente francófona (95%) e possui 5% de anglófonos. Porém, uma grande proporção dos moradores da região é bilingue (francês e inglês).

 

A região do Québec vive ao ritmo das estações, variando as temperaturas entre os -8ºC no Inverno, e os 25ºC, em Agosto. Québec é a "capital da neve", já que cai, em média, 342 cm de neve por ano.É necessário usar vestuário adequado: botas, blusões, gorro, luvas e impermeáveis. Assim poderá usufruir dos inúmeros desportos: skidoo, trenós puxados por cães, tobogã no gelo, esqui, patinagem no gelo, etc.

 

A palavra "kebec", significa "o lugar onde o rio estreita". Champlain decidiu estabelecer um posto de comércio com os indígenas no local da futura cidade de Québec. Nas décadas que se seguiram, a cidade desenvolveu-se e prosperou, graças a u importante porto comercial onde transitavam várias mercadorias, em particular madeira e peles. Com os desenvolvimento da colónia, sobreviveram os conflitos frequentes com os britânicos. Em Setembro de 1759, as tropas inglesas, lideradas pelo General Wolfe, saíram vitoriosas de uma batalha surpresa em Plaines d'Abraham, contra o exército do marquês de Montcalm. O rei da França cedeu então a Nova França às forças inglesas. Em 1867, o Quebéc faz parte das 4 províncias que originaram a Confederação Canadense.

 

Québec é conhecida por ser uma das cidades mais seguras da América do Norte. Pode-se passear a pé ou de carro, a qualquer hora do dia ou da noite, sem risco de ser atacado ou importunado. A beleza da cidade, a abundância de parques e de espaços verdes e a proximidade de sítios naturais vaiiados (lagos, montanhas, rios...) fazem desta cidade um local onde a qualidade de vida é uma realidade quotidiana.

 

MONTREAL

Montreal (Mount Royal) é o segundo maior centro metropolitano do Canadá (o primeiro é Toronto) e o segundo maior onde se fala o francês, fora da França. Nesta ilha vivem cerca de 3.300.000 habitantes em toda a área metropolitana de Montreal.

 

A cidade tem 177 km2, a ilha de Montreal tem 494 km2 e a grande área metropolitana envolvente, cerca de 3.509 km2.

 

Em Montreal existem variações nítidas de clima, entre as estações do ano. O clima varia muitíssimo, e as temperaturas vão, em média, dos -14º C em janeiro aos 28º C em Julho.

 

Imagine, se puder, milhares de anos atrás, uma ilha arborizada, com caça, localizada na junção do rio São Lourenço e o Outaouais...Os Ameríndios paravam aqui frequentemente, e regressavam nas suas canoas à água para continuarem para este até ao Oceano Atlântico, ou então, aportavam aqui no caso de se dirigirem para oeste, para evitarem os rápidos que lhes bloqueavam o caminho para os Grandes Lagos...

 

Nesses tempos, a antiga Montreal era uma série alongada de vários abrigos colocados ao longo do rio São Lourenço.Tais abrigos encimados por uma pequena elevação (já não existente) ficava separada do resto da ilha por um pequeno riacho que percorria um leito pantanoso, juntando-se outros riachos até formarem um pequeno rio. Esse pequeno rio que se dirigia ao São Lourenço, criava uma ponta de terreno, na qual os primeiros colonizadores franceses fundaram Montreal, capitaneados por Jacques Cartier, em 1535.

 

Em 1603, Samuel de Champlain visitou por sua vez a ilha, e não encontrou nenhuma povoação. Voltou em 1611, instalou a sua tripulação naquele local, perto da boca do "pequeno rio". Mas os verdadeiros fundadores de Montreal ainda estavam para chegar...Em Maio de 1642 um grupo de colonizadores franceses fundaram Montreal, nas margens do rio São Lourenço, numa pequena parcela hoje integrada no antigo quarteirão da cidade. Inicialmente conhecida por Ville-Marie, este local cresceu e modificou-se rapidamente:

 

No séc. XVIII era já uma cidade fortificada, sob controle francês, e depois britânico...Tornou-se, no séc. XIX no centro burguês, devido a Montreal se ter transformado num local de relevância política e comercial... Um orgulho Victoriano no séc.XIX pelas enormes mudanças proporcionadas pela Revolução Industrial...E numa grande metrópole no início do séc.XX, simbolizada como sede dos grandes Bancos na rua St. James...Actualmente, desde os anos 60, é o centro histórico da cidade, ainda activo devido a muitos projectos que realçam a respectiva herança cultural...

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal