principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Estado do Rio de Janeiro

 

 

Estado brasileiro localizado na parte leste da região Sudeste. Tem como limites: Minas Gerais (N e NO), Espírito Santo (NE), oceano Atlântico (L e S) e S. Paulo (SO).

Ocupa uma área de 43 909Km2. A sua capital é a cidade do Rio de Janeiro.

 

As cidades mais populosas são: Rio de Janeiro, Nova Iguaçú, Niteroi, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior.

Os rios principais são: Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé. O clima é tropical.

 

A economia baseia-se na indústria (metalúrgica, siderúrgica, química, de extracção mineral, alimentícia, mecânica, editorial, gráfica, de papel e celulose) e no turismo.

 

O Rio de Janeiro originou-se de partes da capitania de S. Tomé e de S. Vicente. Entre 1555 e 1567, o território foi ocupado pelos franceses. Em 1565, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro.

 

No século XVII, a pecuária e a cana de açúcar impulsionaram o progresso, definitivamente assegurado quando o porto começou a exportar as riquezas de Minas Gerais, no século XVIII. Em 1763, passou a sediar a capital do reino. Com a mudança da família real para o Brasil, em 1808, a região foi muito beneficiada como sede do reino.

 

Em 1834, a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em município, permanecendo como capital do País, enquanto a capitania passou a província, com sede em Niterói. Em 1889, a cidade transformou-se em capital da República e a província em Estado. Com a mudança da capital para Brasília, em 1960, o município do Rio de Janeiro tornou-se o Estado da Guanabara.

 

Em 1975, fundiram-se os Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, com o nome de Estado do Rio de Janeiro, tendo esta cidade como capital.

 

 

A população do estado do Rio de Janeiro é de 14 391 282 brasileiros (censo 2000/IBGE).

 

A população do município do Rio de Janeiro é 5 857 904 brasileiros

 

  

 COMUNIDADE AÇORIANA DO RIO DE JANEIRO

 

 ACTIVIDADES PROFISSIONAIS DOS AÇORIANOS NO RIO DE JANEIRO

 

 

Até ao final da década de 30, os açorianos ocupavam-se na produção e comércio de leite, com estábulos de vacas leiteiras instalados por toda a cidade. Hoje em dia, actuam no pequeno comércio varejista de carnes, sendo que, estes estabelecimentos estão reduzidos a 20% do total que existia na década de 80, porque a implantação do Plano Real (mudança drástica da economia brasileira, com substituição da moeda, etc., em 1994) levou o País a uma grande recessão que atingiu todo o comércio brasileiro negativamente.

A sobrevivência da maioria destes pequenos açougueiros deve-se a uma estabilidade económica adquirida até à década de 90.

A profissão ligada à produção de leite e o comércio de carne remontam à sua prática profissional nos Açores, junto ao gado vacum.

 

 

 

 DESCENDENTES DE AÇORIANOS

 

Em compensação ao acima descrito estes açorianos prepararam e continuam a preparar os seus filhos para as mais variadas profissões liberais. Assim, existem descendentes directos de açorianos que são engenheiros, médicos, advogados, professores, psicólogos, gestores de empresas, contadores, dentistas, veterinários, químicos e engenheiros químicos, biólogos, professores universitários, economistas, etc.

Sítio Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Sítio da Casa dos Açores do Rio de Janeiro

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal