principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Juventude

 

Em todos os momentos de nossa vida as acções que praticamos, as situações que participamos, as atitudes que tomamos, os sonhos e desejos que idealizamos estão carregados dos valores eleitos ou sinalizados para a opção que realizamos ou que gostaríamos de realizar. Esses valores frutos de uma decisão pessoal, na verdade, são em termos escolhidos por nós, uma vez que eles se constituem e são produzidos pela própria cultura e pela sociedade em que vivemos.

Miriam Paura Z. Grinspum, 1999

 

O passado obrigou-nos a repensar a nossa posição no Mundo, como cidadãos planetários. A pertença, os valores, a cultura, a língua desempenham em nós jovens um peso cada vez maior na responsabilidade que cada um tem na construção do futuro.

O presente é tempo de reflexão e de acção. De união e de concretização.

Bem sabemos que a agressividade e competitividade das culturas colocam, diariamente, obstáculos. No entanto, é nessa ultrapassagem que construímos o nosso lugar no Mundo. A sociedade que nos acolheu, quer por nascença quer por imigração, desempenha um papel preponderante na integração do indivíduo. Mas todos nós sentimos a necessidade de pertença a algo mais. Não nos circunscrevemos aquele local. Queremos mais e procuramos.

A chamada crise de valores mundial, imensamente referida à juventude, não pode ser desculpa de não buscarmos a nossa identidade.

O mundo está em constante mudança. As sociedades proliferam-se adequando-se à mudança, por vezes em contornos menos desejáveis. E nós, seres humanos, temos que mudar obrigatoriamente. E é neste ponto que temos que ser originais, autênticos. Temos que saber gerir a mudança!

A necessidade de realizarmos encontros privilegiando a prende-se pela importância adoptada pelo Governo Regional dos Açores na promoção da preservação da identidade cultural dos jovens descendentes de açorianos.

 “A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o género humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.”

(in Art. 1 da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural)

 

Aqui poderá ver as diversas actividades destinadas à Juventude.

Formação sobre Educação Intercultural - 2007

Encontro Jovens "Gerindo Mudanças - Toronto 2007"

Encontro Jovens 2006 "Pensar e Agir"

III Encontro de Jovens Luso Descendentes das Comunidades "Ser é Influenciar"

Concurso "À Conquista dos Açores"

Jovens 2004

II Viagem Prémio para Estudantes de Língua Portuguesa

Raízes Açorianas no Canadá - 50 Anos Depois

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal