principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Canadá

 

Superfície territorial

 

O Canadá é o segundo maior país do mundo (9 093 507 km2), apenas ultrapassado pela Federação Russa.

 

Capital

 

Ottawa, na Província do Ontario.

 

Províncias e Territórios

 

O Canadá tem dez Províncias e três Territórios, cada um com a sua respectiva capital (assinalada entre parêntesis): Alberta (Edmonton); British Columbia (Victoria); Manitoba (Winnipeg); New Brunswick (Fredericton); Newfoundland (St. John's); Nova Scotia (Halifax); Ontario (Toronto); Prince Edward Island (Charlottetown); Quebec (Quebec City); Saskatchewan (Regina); Northwest Territories (Yellowknife); Nunavut (Iqaluit); e Yukon Territory (Whitehorse).

 

Geografia

 

A diversidade é a palavra chave da geografia do Canadá, que inclui planícies férteis para a agricultura, vastas cadeias montanhosas, lagos e rios. As florestas selvagens dão lugar à tundra ártica no extremo norte do país.

 

Clima

 

Existem muitas variações climatéricas neste enorme país, variando das camadas de gelo permanentes a norte do paralelo 70, à luxuriante vegetação da costa oeste da British Columbia. As regiões mais populosas do Canadá, que ficam ao sul do país ao longo da fronteira com os estados Unidos, gozam de quatro estações distintas. Aí, a temperatura solar diurna pode atingir os 35ºC e superiores, enquanto que temperaturas abaixo dos 25ºC não são raras no inverno. Temperaturas mais moderadas são norma na primavera e outono.

 

Parques e Locais Históricos

 

O Canadá mantém 39 parques nacionais, que cobrem cerca de 2 por cento do território do país. Banff, localizado no sopé este das Montanhas Rochosas de Alberta, é o mais antigo, tendo sido estabelecido em 1885; Tuktut Nogait, nos Northwest Territories foi estabelecido em 1996. Existem cerca de 850 locais históricos nacionais, designados em honra do povo, locais e acontecimentos que constam da história do país. O Canadá tem também mais de 1 000 parques provinciais e cerca de 50 parques territoriais.

 

Cadeias Montanhosas

 

O território canadiano incorpora uma série de cadeias montanhosas: as Torngats, as Appalachcians e as Laurentians no este; as Rocky, Coastal e as Mackenzie no oeste; e o Mount St. Elias e as Montanhas Pelly no norte; O Monte Logan no Yukon, é o pico mais alto do Canadá, com 5 959 metros.

 

Lagos

 

Existem cerca de dois milhões de lagos no Canadá, cobrindo cerca de 7.6 % do território Canadiano. Os principais lagos, em ordem de superfície localizada no Canada (pois muitos dos maiores lagos são atravessados pela fronteira Canadá-Estados Unidos) são o lago Huron, Great Bear, Superior, Great Slave, Winnipeg, Erie e Ontario. O maior lago situado inteiramente no Canadá é o lago Great Bear (31 328km2) nos Northwest Territories.

 

Rios

 

O Rio St. Lawrence (3 058 km de comprimento) é o rio canadiano mais importante, possibilitando um caminho marítimo desde os Grandes Lagos até ao Oceano Atlântico. O rio canadiano mais longo é o Mackenzie, que corre 4 241 km através dos Northwest Territories. Outros grandes cursos de água incluem o Yukon e a Columbia (partes do qual percorre território dos Estados Unidos), o Nelson, o Churchill e o Fraser - como também com os afluentes principais como o Saskatchewan, o Peace, o Ottawa, o Athabasca e o Liard.

 

Zonas Horárias

 

No Canadá existem seis zonas horárias. A mais ocidental, na Newfoundland, que está 3 horas e trinta minutos antes do Tempo Médio de Greenwich (TMG). As restantes seis zonas são o Atlântico, o Este, o Centro, as Rocky Mountains, e mais para oriente, o Pacífico, que está oito horas atrás do TMG.

 

Sistema Político

 

O Canadá é uma Monarquia Constitucional e um Estado Federado com um sistema democrático de governo. O Parlamento do Canadá, em Ottawa, consiste da House of Commons (Casa dos Comuns), cujos membros são eleitos, e o Senate (Senado), cujos membros são designados. Em média, os Membros do Parlamento são eleitos cada quatro anos.

 

Carta de Direitos e Liberdades

 

A Constituição do Canadá contém uma Carta de Direitos e Liberdades, que dispõe certas liberdades e direitos fundamentais que nem o parlamento nem nenhuma legislatura provincial por si só, pode alterar. Incluem os direitos de igualdade, de mobilidade e direitos legais, em conjunto com liberdade de expressão, associação e assembleias pacíficas.

 

 

Emblema Nacional

 

A folha do ácer tem sido associada ao Canadá já há muito tempo: em 1868, aparecia em brasões utilizados no Ontario e no Quebec, e em ambas as Guerras Mundiais, aparecia nos distintivos regimentais. Com a introdução em 1965 da bandeira Canadiana, a folha do ácer tornou-se o símbolo nacional mais importante do país.

 

A Bandeira Canadiana

 

Muitas pessoas colaboraram na concepção da bandeira do Canadá.Jacques St. Cyr contribuíu com a folha do ácer estilizada; George Bist com as proporções e o Dr. Gunter Wyszechi com as cores. A escolha final de todos os pormenores da nova bandeira foi feita por uma comissão parlamentar de 15 membros, que formalmente creditaram o desenho. Após prolongado debate, a nova bandeira foi adoptada pelo parlamento. Tornou-se bandeira nacional em 15 de Fevereiro de 1965, e presentemente é comemorado como Dia da Bandeira do Canadá.

 

Hino Nacional

 

O Hino "CANADA" foi composto em 1880, com música de Calixa Cavallée e letra do Juíz Adolphe-Basile Routhier. Em 1908, Robert Stanley Weir escreveu a tradução sobre a qual se baseia a actual letra em Língua Inglesa. Em l de Julho de 1980, um século depois de ter cantado pela primeira vez, o hino "CANADA" foi proclamado como hino Nacional.

 

Moeda

 

O dólar canadiano é dividido em 100 cêntimos.

 

População

 

Em 2000 a população canadiana era de 30.7 milhões.

 

Principais Cidades

 

As principais cidades canadianas são: Toronto (4.68 milhões), Montreal (3.43 milhões), Vancouver (2.01 milhões), Ottawa-Hull, a Região da Capital Nacional (1.06 milhões).

 

Distribuição da População

 

 Uma grande maioria dos canadianos, 77%, vive em cidades e vilas.

 

Tamanho das Famílias

 

Em 1998, o tamanho médio da família era 3.1, incluíndo 1.2 crianças.

 

Nivel de Vida

 

O Canadá está em sexto lugar a nível mundial quanto ao nível de vida (calculado de acordo com o produto doméstico bruto per capita), apenas atrás dos Estados Unidos, Suiça, Luxemburgo, Alemanha e Japão. A posição do canada entre as nações tende a subir ainda mais se considerarmos o produto doméstico bruto per capita conjugado com outros factores (p.Ex: esperança de vida, educação) que contribuiu para a totalidade da qualidade de vida.

 

Cuidados de Saúde e Segurança Social

 

Cuidados Básicos de Saúde, com excepção dos serviços dentários, é grátis. Em muitos casos, os medicamentos de prescrição são fornecidos sem encargos para os cidadãos com mais de 65 anos de idade e os que sejam beneficiários de ajuda social. O Canadá também possui uma extensa rede de segurança social, incluíndo uma pensão de velhice, uma contribuição familiar, seguro de desemprego e bem estar social.

 

Povos Aborígenes

 

Em 1996, cerca de 3% dos canadianos pertenciam a um ou mais dos três grupos de Aborígenes reconhecidos pela Lei Constitucional de 1982: O Índio Norte-Americano, o Métis e o Inuit. Desta percentagem, cerca de 69% são Indios Norte-Americanos, 26% de Métis e 5% de Inuit.

 

Religião

 

De acordo com o Census de 1991, mais de quatro-quintos dos Canadianos são Cristãos, sendo os Católicos cerca de 46% e os Protestantes cerca de 36%. Outras religiões incluem o Judaísmo, o Islão, o Hinduísmo, os Sikhs e os Budistas. Cerca de 12.5% não tem nenhuma filiação religiosa.

 

Línguas

 

O Canadá tem duas línguas oficiais: o Inglês, a língua-mãe para cerca de 59% dos canadianos; e o Francês, a primeira língua para 23% da população. 18% da população ou tem mais do que uma língua-mãe ou uma língua diferente do Inglês e do Francês, como por exemplo o Chinês, o Italiano, o Alemão, o Polaco, o Espanhol, o Português, o Punjabi, o Ukraniano, o Árabe, o Holandês, o Tagalog, o Grego, o Vietnamita, o Cree, o Inuktitut ou outras línguas.

 

A Lei dos Idiomas Oficiais tornou o Francês e o Inglês como as línguas oficiais do Canadá, e prevê certas disposições que visam o encorajamento e suportam o desenvolvimento do Inglês e do Francês, nas comunidades minoritárias. As instituições Federais do Canadá reflectem a igualdade de ambas as línguas oficiais fornecendo serviços bilingues.

 

Origem Étnica

 

Em 1996, cerca de 19% da população indicou a respectiva origem étnica como "canadiana", com 17% indicando como tendo raízes apenas nas Ilhas Britânicas e 9% com raízes Francesas apenas. Cerca de 10% indicou uma combinação tanto das Ilha Britânicas , Francesa, ou origem Canadiana, e ainda 16% indicou as respectivas raízes com uma combinação das Ilhas Britânicas, Francesa ou Canadiana em combinação ainda com outras origens. Cerca de 28% indicaram descendências diferentes das três atràs indicadas.

 

Educação

 

O sistema educacional varia de província para província e inclui seis a oito anos de escola elementar, quatro ou cinco anos de escola secundária e três ou quatro anos de estudos universitários. Os Census de 1996 mostraram que entre os canadianos com 15 anos ou mais, cerca de 23% tinha completado os estudos secundários, cerca de 9% possuía grau de bacharelato, e cerca de 6% tinha cursos superiores.

 

Desportos

 

Os desportos mais populares no Canadá incluem a natação, hockey no gelo, cross-country e esqui alpino, baseball, ténis, basketball e golf. O hockey no gelo e o lacrosse são os desportos nacionais do Canadá.

 

Principais Recursos Naturais

 

Os principais recursos naturais são o gás natural, o petróleo, o ouro, o carvão, o cobre, o aço, o níquel, o potássio, o urânio e o zinco, bem como a madeira e a água.

 

Principais Indústrias

 

Construção automóvel, polpa e papel, aço e ferro, maquinaria e equipamento, minas, extracção de fuel fóssil, floresta e agricultura.

 

Exportações

 

As principais exportações canadianas são os automóveis e seus componentes, Maquinaria e equipamento, produtos de alta-tecnologia, petróleo, gás natural, metais, e produtos florestais e agrícolas.

O Canadá é considerado o último grande destino da emigração açoriana, contudo não menos importante que os demais.

 

 
Anexos:

Emigração Açoriana para o Canadá

Província de Ontário

Província do Québèc

Província de Manitoba

Província da Brithis Columbia

Província de Alberta

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal