principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

VIII Encontro Internacional de Organizações de Intervenção Social

 

O Governo dos Açores promoveu, nos dias 13 e 14 de novembro, em Ponta Delgada, o VIII Encontro Internacional de organizações de Intervenção Social. Esta iniciativa reuniu representantes de cerca de duas dezenas de instituições dos Estados Unidos da América, do Canadá, da Bermuda e da Região Autónoma dos Açores.

Este encontro pretendeu criar um espaço de reflexão e de diálogo sobre as questões sociais das comunidades emigradas, dos emigrados regressados e dos imigrantes nos Açores, proporcionando aos participantes a análise de boas práticas e a possibilidade de realização de parcerias com vista ao desenvolvimento de novos projetos.

As instituições presentes neste encontro fazem parte da Rede Internacional de organizações de Intervenção Social, uma plataforma coordenada e apoiada pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.

Integrado nesta iniciativa, realizou-se ainda, no dia 16 de dezembro, no auditório do laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, o seminário “Intervenção Social: competências, saberes e práticas”, no qual participaram os representantes da Rede Internacional de Organizações de Serviço Social.

Este seminário iniciou-se com a participação de Helena Neves Almeida, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que apresentou a conferências “Caminhos para a construção de alternativas sociais: questionar”. Seguiram-se depois vários painéis de discussão sobre a intervenção social, os jovens em risco, os cuidados e o bem-estar dos idosos, a mobilidade e a inclusão na sociedade.

Para além das sessões de trabalho e do seminário, os participantes no VIII Encontro Internacional de Organizações de Intervenção Social tiveram ainda a oportunidade de visitar várias instituições e projetos de apoio social na ilha de São Miguel, como o Lar de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa, a Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco – Projeto Terra Jovem, na Ribeira Grande, ou a Norte Crescente – Associação de Desenvolvimento Local, em Ponta Delgada.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal