principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
ACORES-06-2215-FEDER-000008 | Recuperação e Remodelação dos Trilhos Tradicionais na Fajã do Santo Cristo
 

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Recuperação e Remodelação dos Trilhos Tradicionais na Fajã do Santo Cristo

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2215-FEDER-000008

OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o Conhecimento e a Valorização da Biodiversidade e dos Ecossistemas

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 309.085,91€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 262.723,02€

DESCRIÇÃO: Para a execução financeira da candidatura foi constituído um apoio financeiro à Câmara Municipal da Calheta através do contrato ARAAL n.º 11/2016, de 27 de setembro, no âmbito do projeto de recuperação e remodelação dos trilhos tradicionais no interior da Fajã de Santo Cristo.

Na gestão da Área Ecológica e Reserva Natural da Lagoa do Santo Cristo na ilha de São Jorge é de realçar a promoção de valores da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade, com vista à proteção e valorização do património paisagístico da Região Autónoma dos Açores.

Esta candidatura constituirá um importante elemento de apoio à recuperação e valorização ambiental da Fajã do Santo Cristo, classificada como Sítio de Importância Comunitária e Sítio RAMSAR.

A recente classificação por parte da UNESCO das Fajãs de S. Jorge como Reserva da Biosfera, território que passa a integrar a Rede Mundial constitui, assim, uma oportunidade de afirmação à escala global, acrescentando valor aos produtos e serviços gerados na ilha de São Jorge.

A crescente procura das áreas protegidas enquanto espaços privilegiados de atividades e de lazer representa novas oportunidades de negócio relacionadas com essa fruição e, ao mesmo tempo, acrescenta responsabilidade aos poderes públicos e aos cidadãos em geral na gestão sustentável desses recursos.

As Reservas da Biosfera são zonas dos ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos reconhecidos internacionalmente e concebidas para responder ao desafio de conciliar a conservação da natureza com a procura de um desenvolvimento económico e social e a manutenção dos valores culturais associados.

Pretende-se assim com o presente projeto candidatar ao PO Açores 2020 a Recuperação e remodelação dos trilhos tradicionais na Fajã do Santo Cristo preservar os ecossistemas e habitats desta Fajã.

RESULTADOS: Intensificação da conservação e monitorização do património natural marinho e terrestre e, por outro lado, promoção do combate integrado às invasões biológicas que representam uma das maiores ameaças para o estado de conservação dos habitats das espécies de flora e fauna regional.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal