principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

XVIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores

 

A cidade de Montreal, Quebeque, Canadá, recebeu, de 24 a 27 de setembro,  a XVIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA).

Esta Assembleia Geral, que em 2015 foi presidida pela Casa dos Açores do Quebeque, contou com a participação das Casas dos Açores do Rio de Janeiro, do Estado do Rio Grande do Sul, da Ilha de Santa Catarina e de São Paulo (Brasil), de Hilmar e de Nova Inglaterra (EUA), do Quebeque, do Ontário e de Winnipeg (Canadá), de Lisboa, do Porto e do Algarve (Portugal continental) e do Uruguai. A Associação Amigos da Casa dos Açores da Bermuda foi a entidade convidada, tendo participando na qualidade de observadora a fim de perceber os objetivos e âmbito de atuação das Casas dos Açores.

Criado a 13 de novembro de 1997, na cidade da Horta, ilha do Faial, o Conselho Mundial das Casas dos Açores tem como finalidade congregar as comunidades açorianas, dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura, defender os interesses da Região, dos açorianos e dos seus descendentes, servindo de elo entre o arquipélago e os países ou regiões onde permanecem e afirmar a identidade cultural açoriana como parte integrante da nação portuguesa.

O programa da XVII Assembleia Geral do CMCA contou com uma conferência intitulada “Projetos de Apoio Social e Promoção da Qualidade de Vida da Comunidade Emigrante na Província do Quebeque”, na qual participaram as organizações comunitárias Missão de Santa Cruz e Centro de Ação Sócio-Comunitária de Montreal. A conferência “O Papel da Juventude na Construção do Futuro das Comunidades” foi outros dos destaques da assembleia, tendo resultado numa participação ativa dos jovens da comunidade de Montreal. 

Durante o evento teve ainda lugar o lançamento do Portal do Conselho Mundial das Casas dos Açores, uma plataforma online que divulga os eventos e atividades, valências, história e dirigentes de todas as Casas dos Açores que compõem o CMCA.

As Medalhas de Mérito foram entregues a José António Morais (Distinção Individual), Caixa Portuguesa Des Jardins (Distinção Empresarial) e Jornal “A Voz de Portugal” (Distinção Comunicação Social). A atribuição da distinção “Produto Açoriano de Qualidade” foi feita ao peixe dos Açores, sendo a menção atribuída à Federação de Pescas dos Açores.

A Direção Regional das Comunidades participou na organização das atividades inerentes ao evento, apoiando o CMCA, com o objetivo de promover uma maior aproximação do Governo Regional às comunidades da diáspora, incentivando a união e compromisso entre os vários membros em prol da preservação da identidade açoriana.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal