principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Empreitada de Execução de Selagem de duas Lixeiras na ilha das Flores
 

Cofinanciado por:

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 1.282.660,00 €

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 1.090.261,00 € (85%)

DESCRIÇÃO DO PROJETO: Na Ilha das Flores existiam duas lixeiras a céu aberto, uma em cada município, Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores.

Lixeira das Lajes das Flores
A lixeira das Lajes das Flores situava-se na freguesia do Mosteiro, junto à Caldeira Rasa, numa área de Reserva Florestal Natural. A deposição de resíduos no local iniciou-se aproximadamente em 1985, e eram na sua maioria resíduos urbanos e resíduos agrícolas. A determinada altura o espaço foi encerrado uma vez que estes resíduos eram entregues e geridos pelo centro de processamento de resíduos da ilha das Flores. No local não existia qualquer tipo de impermeabilização do solo, no entanto os resíduos eram cobertos por terra após a sua deposição, minimizando a sua dispersão. Os principais impactes negativos da lixeira associavam-se à degradação da qualidade da água da linha de água e da lagoa situados na sua área envolvente, à dispersão de plásticos nos pastos ou outras zonas agrícolas e ainda ao impacte visual negativo nos turistas que visitam a ilha, bem como nos seus habitantes. O presente projeto consistiu na selagem da lixeira e na requalificação do espaço por ela ocupado.

Lixeira de Santa Cruz das Flores
A lixeira de Santa Cruz das Flores situava-se na freguesia de Ponta Delgada, Barrosas, numa zona com declive acentuado, próximo de uma linha de água. A povoação mais próxima do local era do lugar da Ponta Ruiva, freguesia dos Cedros. A deposição de resíduos no local iniciou-se aproximadamente em 1975, sendo na sua maioria resíduos urbanos, resíduos verdes, animais mortos e entulhos. Com a abertura do centro de processamento de resíduos das Flores o espaço foi encerrado sendo os resíduos entregues neste centro. Quando a lixeira se encontrava em funcionamento não existia qualquer tipo de impermeabilização do solo, no entanto os resíduos eram cobertos por terra após a sua deposição, minimizando a sua dispersão. Os principais impactes negativos da lixeira associam-se à degradação da qualidade da água da linha de água situada próximo do local e o impacte visual negativo quer da terra quer do mar. O presente projeto consistiu na selagem da lixeira e na requalificação do espaço por ela ocupado.

OBJETIVOS: Valorizar os resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.

RESULTADOS: Diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização passem a representar, em 2023, metade do total dos resíduos urbanos produzidos.

FOTOGRAFIAS:

Fase de obra | Lixeira das Lajes das Flores


Obra concluída | Lixeira das Lajes das Flores

Fase de Obra | Lixeira de Santa Cruz das Flores


Obra Concluída | Lixeira de Santa Cruz das Flores

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal