principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Mostra do Documentário ‘Nos Baixos do Maranhão’

 

A cidade da Horta, na ilha do Faial, recebeu no dia 3 de dezembro, pelas 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, a estreia mundial do documentário “Nos Baixos do Maranhão”, que aborda o legado cultural açoriano e a história do povoamento deste estado brasileiro.

Gravado no Maranhão, Brasil, e com uma duração de 40 minutos, este documentário contou com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e do Município de Itajaí, no estado brasileiro de Santa Catarina.

Na estreia mundial marcaram presença os autores do documentário, Diego Lara e Flávio Oliveira, e teve ainda lugar a apresentação da conferência “Colonos para o Império – Os Açores e a emigração dirigida pela Coroa nos séculos XVII-XIX: o caso do Maranhão”, do Professor Paulo Teodoro de Matos, da Universidade Nova de Lisboa.

“Nos Baixos do Maranhão” é uma produção da TAC Filmes e o apoio à sua produção pelo Governo dos Açores inseriu-se na política de promoção, resgate e divulgação dos movimentos migratórios açorianos e do seu legado, neste caso, da riqueza do património cultural do arquipélago presente no nordeste do Brasil, dando a conhecer a forma como ainda hoje são vividas no Maranhão as tradições e os costumes que viajaram com os Açorianos no primeiro quartel do século XVII.

O documentário foi depois exibido no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico (dia 4 de dezembro), no Museu de Angra do Heroísmo (dia 5) e no 9500 Cineclube (dia7), no edifício SolMar, em Ponta Delgada, sempre em sessões que tiveram início às 21h00.

Paralelamente à estreia do documentário, esteve patente a exposição fotográfica “Divino”, da autoria de Flávio Oliveira, que mostrou as festividades do Divino Espírito Santo no estado do Maranhão e a forma como o seu povo celebra este culto.

A sessão de estreia do documentário, assim como restantes exibições nas ilhas do Pico, Terceira e São Miguel e a mostra fotográfica, tiveram entrada livre.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal