principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Feira do Livro de Porto Alegre

 

Os Açores foram a região homenageada na 62.ª Feira do Livro de Porto Alegre, que decorreu nesta cidade do sul do Brasil, de 28 de outubro a 15 de novembro.

Esta homenagem, que se baseou na forte relação histórica, na herança cultural açoriana dos gaúchos e nos laços institucionais e afetivos do presente entre a Região Autónoma dos Açores e o Rio Grande do Sul, serviu para distinguir e destacar o arquipélago, a sua literatura e os seus escritores.

Neste sentido, o Governo dos Açores elaborou um vasto programa de cariz marcadamente açoriano, que levou até à cidade de Porto Alegre e ao estado do Rio Grande do Sul, o melhor da cultura e da literatura das ilhas, através de uma multiplicidade de eventos organizados em parceria com as entidades locais.

Assim, a programação relativa aos Açores, organizada pelas direções regionais das Comunidades e da Cultura, contou com a presença, a convite do Governo Regional, dos escritores açorianos Eduíno de Jesus, Vasco Pereira da Costa, Madalena San- Bento, Paula de Sousa Lima, Urbano Bettencourt, Nuno Costa Santos, Francisco Cota Fagundes e Joel Neto.

Estes escritores participaram em diversas apresentações e sessões públicas sobre temas como “Literatura Açoriana e seu Histórico”, “Açores: guia para um movimento de aproximação” e “Nova Literatura Açoriana”. Jorge Forjaz, historiador e genealogista açoriano, realizou também uma conferência sobre essa temática.

O programa dedicado aos Açores, que contou com a parceria da Casa dos Açores do Estado do Rio Grade do Sul, teve ainda a participação de académicos e escritores brasileiros com ligações à Região, como Vera Barroso e Luiz Antônio Assis Brasil.

A colaboração da Casa dos Açores serviu também para esta instituição organizar diversas atuações de artistas locais de ascendência açoriana e prestar apoio ao funcionamento do stand dos Açores, espaço disponibilizado pela Feira ao Governo Regional onde foram exibidas diversas publicações emblemáticas da cultura e literatura do arquipélago e das editoras regionais presentes ou representadas no evento.

O Governo dos Açores promoveu ainda, no âmbito deste programa, a exibição da Mostra de Cinema Contemporâneo dos Açores – AMOSTRAM’ISSE, do documentário “A Viagem Autonómica” e a inauguração da exposição de pintura “A Décima Ilha”, de Pedro Gaspar.

Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades, marcou presença na cerimónia oficial de abertura da 62.ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O representante do executivo açoriano, que acompanhou ainda várias das atividades do programa, destacou a homenagem prestada pelos riograndenses aos açorianos, através do convite para a feira, referindo que o mesmo representou a consolidação e a projeção do legado cultural dos Açores no sul do Brasil. O Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, participou, de igual modo, em várias atividades, tendo também estado presente no encerramento do evento onde destacou a importância do reforço das relações entre escritores e editores de ambos os lados do Atlântico.

A Feira do Livro de Porto Alegre é considerada a mais antiga mostra literária do género realizada de forma contínua no Brasil e das maiores ao ar livre no continente americano. Atrai um público estimado de 1,5 milhões de pessoas, contando com cerca de 100 stands e com a realização de uma série de atividades culturais com escritores e outros convidados, entre as quais seminários, mesas redondas, debates e sessões de autógrafos, entre outras.

Mais informações sobre e Feira do Livro de Porto Alegre e sobre a homenagem aos Açores em:

http://www.feiradolivro-poa.com.br/

https://www.facebook.com/FeiradoLivrodePortoAlegre/?fref=ts

 

Créditos fotográficos: Otávio Fortes

 
Anexos:

 

Programa (PDF)

Programa frente (JPG)

Programa verso (JPG)

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal