principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Conferência 250 anos de Povoamento Açoriano no Uruguai
 
O Governo dos Açores promoveu no dia 27 de maio, em Ponta Delgada, a conferência '250 anos de Povoamento Açoriano no Uruguai', numa iniciativa do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e da Direção Regional das Comunidades, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores.
A conferência teve como oradores do Uruguai, a Diretora da Cultura do Município de San Carlos, Alba Rijo Garcia, a Presidente do Centro de Investigações Históricas de San Carlos, Martha Pereira Quintana, e a Vice-Presidente da Casa dos Açores do Uruguai, Alicia Quintana Díaz, e José Damião Rodrigues, da Universidade dos Açores.
A iniciativa contou com a presença do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, e do Reitor da Universidade dos Açores, Jorge Medeiros, moderada pela Diretora do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, Gilberta Rocha.
A presença açoriana no Uruguai remonta ao ano de 1763, quando o general espanhol D. Pedro de Cevallos fundou a cidade de San Carlos com um grupo de famílias de açorianos levados da Vila do Rio Grande.
Esta presença manifesta-se ainda hoje em diversas dimensões socioculturais daquele país da América do Sul e em instituições, como a Casa dos Açores, mas também através de milhares de uruguaios descendentes de açorianos, entre os quais se destacam cinco Chefes de Estado do Uruguai, incluindo o atual Presidente da República, José Mijuca.
Esta iniciativa que assinalou a efeméride dos 250 anos da chegada dos açorianos ao Uruguai, teve como objetivos promover um maior conhecimento sobre a presença açoriana naquele país, bem como reforçar a relação afetiva e a proximidade entre a comunidade açordescendente existente no Uruguai e a Região Autónoma dos Açores.
 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal