O presente estudo tem por finalidade identificar e propor medidas concretas e exequíveis que possam contribuir para a progressiva melhoria da satisfação dos utentes e dos profissionais de saúde bem como da organização e funcionamento dos centros de saúde.
O trabalho procura discriminar o nível de satisfação dos utentes relativamente a diferentes aspetos do funcionamento dos centros de saúde, nomeadamente ao nível da organização dos serviços, atendimento, serviços médicos e serviços de enfermagem.
Em termos de organização geral os resultados apontam para uma classificação global de boa (40%) e muito boa (13,2%), apresentando poucas classificações de muito fraca (3,9%).
No tocante ao atendimento as classificações são também positivas, variando maioritariamente entre a boa (42.4%) e muito boa (12.1%).
A satisfação dos utentes como destinatários finais do serviço prestado constitui um elemento central da avaliação da qualidade do sistema.
O estudo foi elaborado pela Secretaria Regional da Saúde em colaboração com os Centros de Saúde. O tratamento dos dados foi efetuado pelo Professor João Pedro Couto do departamento de Economia da Universidade dos Açores
Os questionários que estiveram na base deste estudo foram concebidos para serem utilizados periodicamente, enquanto instrumentos de avaliação no âmbito do programa MoniQuor – Monitorização da Qualidade Organizacional dos Centros de Saúde.
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