principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

XX Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores

 

A Casa dos Açores do Ontário, Canadá, presidiu à XX Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), que se realizou na cidade de Toronto, de 13 a 16 de setembro de 2017.

Durante os quatro dias desta reunião, as 14 Casas dos Açores que integram o conselho, provenientes do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Bermuda, Canadá (Ontário, Quebeque e Winnipeg), Estados Unidos da América (Nova Inglaterra e Hilmar), Portugal continental (Norte, Lisboa e Algarve) e Uruguai, estiveram presentes nas várias sessões de trabalho onde foi feito um balanço das atividades que desenvolveram e foram analisados os principais problemas e desafios que se colocam atualmente à Diáspora açoriana.

Para além das sessões referidas, a XX Assembleia-Geral do CMCA contou no seu programa com a inauguração da exposição “Antero de Quental e Vitorino Nemésio: Verbos vivos da cultura açoriana”, promovida pelo Governo dos Açores, e com apresentações de instituições locais, nomeadamente do Canadian Centre for Azorean Research and Studies.

Os participantes nesta Assembleia-Geral tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu dos Pioneiros, em Toronto, a Portuguese Support Services for Quality Living, em Hamilton, e o Centro Cultural Português de Mississauga, onde decorreu uma sessão sobre “O papel dos jovens na Diáspora”.

No último dia dos trabalhos teve lugar a cerimónia de atribuição das medalhas de mérito do CMCA, concedidas a Conceição Casimiro, Susan Amaral e ao sindicato Local 183, para além da distinção do ‘Produto Açoriano de Qualidade’ 2017, entregue à carne dos Açores, prémio recebido por Jorge Rita, atual presidente da Federação Agrícola dos Açores.

A XX Assembleia Geral do CMCA contou ainda com a presença, a convite do Governo dos Açores, de representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

A edição de 2018 da Assembleia-Geral do CMCA, a XXI, terá lugar no Rio Grande do Sul, Brasil.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores, fundado em 1997, tem por objetivos congregar as comunidades açorianas e dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura às populações das suas respetivas áreas de influência, promovendo e desenvolvendo atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua Diáspora, defendendo os interesses da Região e promovendo relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e os territórios onde estão inseridas cada uma das instituições que o integram.

A Direção Regional das Comunidades participou na organização das atividades inerentes ao evento, como membro e prestando apoio ao CMCA, tendo em vista promover uma maior aproximação entre o Governo Regional e as comunidades da diáspora, incentivando assim a união e o compromisso entre as instituições representativas dos Açores em prol da preservação da sua identidade.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal