principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Linha SOS Ambiente
 

ENQUADRAMENTO

A linha SOS Ambiente é um serviço de atendimento telefónico permanente do Governo dos Açores, que funciona através do número 800 292 800, disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, e sem custos para o utilizador.

A linha funciona no âmbito da Direção Regional do Ambiente e destina-se à participação de ocorrências nos domínios da qualidade ambiental, gestão de resíduos, conservação da natureza, ordenamento do território e recursos hídricos, designadamente quando possam estar em causa violações da legislação ambiental e dos instrumentos de ordenamento do território ou riscos para as pessoas, animais, natureza e património.

A linha SOS Ambiente entrou em funcionamento a 1 de janeiro de 2018, em complemento do serviço online Na Minha Ilha, que pode ser utilizado para a mesma finalidade, constituindo uma forma simples, e de acesso generalizado, para a denúncia de ocorrências de cariz ambiental e um importante contributo para a promoção de uma cidadania ambiental cada vez mais ativa.

ESTRUTURA OPERACIONAL

A central de atendimento está localizada na Associação de Bombeiros Voluntários da Madalena, no âmbito de um acordo de colaboração celebrado com a Direção Regional do Ambiente.

Os operadores asseguram o serviço de atendimento telefónico 24 horas por dia durante todo o ano, bem como o registo e encaminhamento das ocorrências, nos termos do protocolo de funcionamento da linha SOS Ambiente.

CLASSIFICAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS E PRAZOS INDICATIVOS DE RESPOSTA

Todas as ocorrências participadas através desta linha são classificadas em função da respetiva urgência, de acordo com os seguintes níveis:

• Nível 1 - “EMERGÊNCIA” (situação que, pela sua complexidade ou consequências, exige uma intervenção imediata);
• Nível 2 - “URGENTE” (situação que, pela sua complexidade ou consequências, exige uma intervenção o mais prontamente possível);
• Nível 3 - “POUCO URGENTE” (situação de menor complexidade, mas que pode ter consequências a curto prazo);
• Nível 4 - “NÃO URGENTE” (situação de menor complexidade e que não implica problemas ou consequências a curto prazo).

Na sequência da classificação, os prazos indicativos de resposta aos cidadãos são de 5, 10, 20 e 30 dias, respetivamente, cabendo à Direção Regional do Ambiente a emissão da mesma.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal