principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 17 de Outubro de 2019

Governo dos Açores está empenhado na prevenção e combate às desigualdades na Região

A Secretária Regional da Solidariedade Social disse hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o Governo dos Açores tem vindo a implementar medidas estruturais no combate às desigualdades, com prioridade na área da infância e juventude.

 

Andreia Cardoso, que falava num debate de urgência sobre 'Desigualdades Sociais nos Açores', afirmou que essas medidas na prevenção e combate às desigualdades “têm necessariamente de ser complementadas com um conjunto de políticas que permita o reforço do rendimento disponível das famílias no imediato, no seu dia-a-dia”.

 

Nesse sentido, elencou um conjunto de efeitos positivos derivados da implementação de várias ações no âmbito do plano bianual da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que visam contribuir para o combate às desigualdades, nomeadamente a melhoria no acesso à resposta de creche ou a taxa de ingressão em creche das crianças provenientes das famílias mais desfavorecidas, que aumentou de 27% em 2017 para 34% em 2018.

 

“Este resultado foi possível porque assenta em políticas públicas que, além de garantirem um melhor acesso por parte dos cidadãos, em geral, a serviços e respostas sociais de qualidade, garantem também que esse acesso é igualitário e que, detetadas desigualdades no acesso, elas são corrigidas”, frisou.

 

Andreia Cardoso destacou ainda o reforço crescente registado na pré-escolarização das crianças de três a cinco anos, que referiu ser um “aspeto promotor do seu desenvolvimento e potenciador do seu sucesso”.

 

A governante salientou também a importância do trabalho das equipas de intervenção precoce, que têm como objetivo detetar, prevenir e enquadrar eventuais incapacidades ou risco de um atraso grave no desenvolvimento da criança, prestando apoio educativo e educação especial.

 

O trabalho a ser desenvolvido pelas equipas dos Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social nos territórios identificados como de intervenção prioritária foi também referido como potenciador para “garantir a melhoria significativa dos indicadores de desenvolvimento”, assim como os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos nas escolas para potenciar o sucesso educativo.

 

No âmbito da coesão social e da igualdade de oportunidades, a Secretária Regional salientou que têm vindo a ser implementados alguns projetos na área da deficiência com o intuito de promover a empregabilidade da pessoa com deficiência e a sua participação ativa na sociedade em que se insere, sublinhando ainda o trabalho desenvolvido em matéria de saúde mental.

 

A responsável pela pasta da Solidariedade Social relembrou também a diminuição das taxas de desemprego e o aumento dos números relativos à população empregada nos Açores, considerando que se trata de ” indicadores que se traduzem em mais rendimento”.

 

“A promoção do acesso de todos os cidadãos a um conjunto de direitos sociais, nomeadamente à proteção social, ao mercado de trabalho, à educação e formação, à habitação, a cuidados de saúde e a serviços e equipamentos sociais, constitui um desafio estratégico a que este Governo tem vindo a dar resposta, de forma coerente e articulada", afirmou Andreia Cardoso.

 

“É, pois, um investimento de longo prazo que permitirá, pela via da educação e da qualificação, que as crianças de hoje tenham, efetivamente, acesso a padrões de qualidade de vida diferentes dos seus pais. É esse o caminho que escolhemos e que estamos a trilhar”, sublinhou a Secretária Regional.

GaCS/SRSS
 
 
  19.6476.jpeg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção da Secretária Regional da Solidariedade Social

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal