principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 15 de Maio de 2019

Subsistema do Competir+ para a Internacionalização das empresas Açorianas já conta com 241 candidaturas

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, Ricardo Medeiros, destacou os números relativos às candidaturas ao subsistema do Competir+ para a Internacionalização das empresas açorianas, durante uma visita efetuada à Fábrica de Chá da Gorreana, situada na costa norte da ilha de São Miguel, na freguesia da Maia.

 

Referiu ainda Ricardo Medeiros que "em boa hora o Governo lançou esta medida, uma vez que as nossas empresas necessitavam de um incentivo para aumentar as suas exportações, conforme demonstra a grande adesão verificada”.

 

Os custos de insularidade e concretamente os relativos ao transporte deixaram de ser determinantes no que respeita à competitividade dos produtos regionais nos mercados externos. Foi com este objetivo que o subsistema de incentivos para a Internacionalização incluiu uma medida de apoio ao acesso aos mercados externos, destacou Ricardo Medeiros.

 

Aliás, continuou o Diretor Regional, sendo o apoio em questão de 90% sobre as despesas de transporte dos produtos entre ilhas e destas para fora da Região, as nossas empresas têm cada vez mais apostado em vender para o exterior, tal como acontece com a Fábrica de Chá da Gorreana.

 

Desde a entrada em vigor deste apoio, em 2016, "já rececionamos 241 candidaturas, e os valores previstos de projetos apresentados já ultrapassaram os 17 milhões de euros", sublinhou Ricardo Medeiros.

 

Estes projetos ainda se encontram a decorrer, continuou o DRAIC, mas já foram realizadas e pagas, ao abrigo deste programa, despesas no valor de cerca de 9 milhões de euros.

 

Refira-se que este subsistema para a Internacionalização também inclui a medida de promoção dos produtos açorianos no exterior da Região, através do qual apoiamos processos de internacionalização das nossas empresas, por meio da comparticipação de despesas com participação e inscrição em feiras, passagens e estadias durante os eventos, conceção de material promocional, consultoria para a internacionalização, software especifico, campanhas de imagem, entre outras despesas, sempre com o objetivo do incremento da presença dos nossos produtos em mercados externos à Região.

 

"As nossas empresas têm que estar cada vez mais capacitadas para a venda nos mercados internacionais dos seus produtos, o que necessariamente irá contribuir para um maior desenvolvimento económico da nossa Região. Esta aposta do Governo Regional tem sido ganha e todas as empresas que têm como ambição a sua internacionalização podem apresentar candidaturas para apoios, até final de 2020", concluiu Ricardo Medeiros.

GaCS/DRAIC
 
Anexos:  
2019.05.15-DRAIC-Competir+.MP3   19.5313.JPG 19.5314.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal