principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 17 de Fevereiro de 2017

Novo Matadouro do Faial estará concluído em outubro, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, na Horta, que a obra de construção do novo Matadouro do Faial é "extremamente importante", salientando que "vai dar melhores condições do ponto de vista tecnológico, ambiental e sanitário para os abates e criar novas oportunidades para a economia ligada ao setor agrícola" nesta ilha.

 

João Ponte falava no final de uma visita às obras em curso do novo Matadouro do Faial, destinado ao abate de gado e à preparação de carcaças e miudezas, que terá uma sala de desmancha anexa.

 

As obras, que estão a decorrer num terreno cedido por permuta com a Câmara Municipal da Horta, estão orçadas em cerca de cinco milhões de euros, incluindo o fornecimento e a instalação dos equipamentos frigoríficos, estando a sua conclusão prevista para outubro.

 

A consignação da empreitada de construção do Matadouro do Faial teve lugar a 15 de abril de 2016, com um prazo de execução de 540 dias, estando os trabalhos a decorrer conforme previsto.

 

A nova unidade de abate é um matadouro de média dimensão, polivalente, contemplando todos os requisitos para que se cumpram integralmente as exigências tecnológicas, higiosanitárias e ambientais legalmente impostas, salvaguardando-se assim a qualidade da carne e a saúde dos consumidores e do público em geral.

 

O novo Matadouro do Faial dispõe também de uma estação de tratamento de águas residuais industriais e de uma unidade de preparação e acondicionamento de subprodutos e despojos gerados no âmbito do processo de abate, preparação e desmancha.

 

O edifício é constituído por uma nave de abate com capacidade instalada de 15 a 20 bovinos/hora e de 40 suínos/hora, uma abegoaria com capacidade para 37 bovinos em parques individuais e 56 suínos ou 14 bovinos ou ainda 66 ovinos/caprinos em parques coletivos, um bloco de frio com capacidade de refrigeração de 145 carcaças e uma sala de desmancha com capacidade para 10 carcaças de bovino/dia ou 20 carcaças de suínos/dia.

 

No novo Matadouro do Faial será construída ainda uma Unidade de Acondicionamento de Subprodutos, onde serão armazenados em contentores de frio para depois serem encaminhados para a Central de Valorização Energética da Ilha Terceira.

 

O setor da carne bovina tem registado um crescimento assinalável no Faial, tendo o número de animais abatidos crescido mais de 40% de 2015 para 2016, enquanto a exportação de animais em carcaça aumentou 175% no mesmo período.

 

Nos últimos anos tem-se vindo a verificar um aumento sistemático no número de animais abatidos nos matadouros da Região e expedidos para comercialização no exterior, com maior valorização do produto e com vantagens para a economia açoriana e para os produtores de gado de carne.

 

A grande modernização da rede regional de abate, que está em curso nesta legislatura abrange construções de raiz, melhorias e beneficiações, representando um investimento global superior a 15 milhões de euros nos matadouros do Faial, São Miguel, Graciosa e Terceira.

GaCS/SF
 
Anexos:  
2017.02.17-SRAF-MatadouroFaial.mp3   17.0437
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal