principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 7 de Dezembro de 2018

Plataforma online de exames de Imagiologia do Serviço Regional de Saúde em fase de implementação é mais valia para os utentes, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que o Sistema de Informação de Imagiologia que está a ser implementado nos hospitais e centros de saúde da Região e no Centro de Oncologia dos Açores será uma mais valia para os utentes.

 

“A implementação desta plataforma única online reveste-se de primordial importância, na medida em que vai permitir uma maior acessibilidade dos profissionais de saúde e dos utentes aos exames realizados em qualquer unidade de saúde ou convencionados, uma maior eficácia e poupança, traduzida na redução de deslocações de doentes e no número de exames”, adiantou Rui Luís.

 

O titular da pasta da Saúde, que falava na abertura do quinto Workshop de Boas Práticas em Saúde, salientou que esta ferramenta salvaguarda a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação existentes na Região.

 

O Sistema de Informação de Imagiologia, que envolve um investimento de cerca 1,4 milhões de euros, contempla uma solução centralizada que permite a partilha de informação relacionada com exames de radiologia realizados nos hospitais e unidades de saúde de ilha.

 

A este sistema está associado uma plataforma web a que os profissionais de saúde podem aceder, a partir de qualquer unidade de saúde do arquipélago, para consultar o historial do utente e realizar telediagnósticos, sendo que os utentes terão os diagnósticos com maior celeridade.

 

“A comunicação entre sistemas é uma das áreas em que o Governo tem trabalhado afincadamente e do qual não abdica, com a certeza de que esta plataforma contribuirá decididamente para as boas práticas em saúde”, sustentou Rui Luís.

 

O Secretário Regional salientou que, nos últimos cinco anos, foram realizados cerca de 1,4 milhões de exames, desde raio-x, ressonâncias magnéticas e tomografias axiais computorizadas (TAC), sendo este dado demonstrativo do alcance desta plataforma.

 

Este é um dos 13 projetos de cariz inovador apresentados no Workshop de Boas Práticas em Saúde, os quais demonstram a preocupação constante com áreas sensíveis como a parentalidade, a saúde mental, as cirurgias de ambulatório, a gestão organizacional e a segurança dos doentes, cuidadores e profissionais.

 

“São áreas que estão alinhadas com os princípios orientadores do Governo Regional na resposta às necessidades emergentes ao nível da saúde materno infantil, da promoção da saúde e na otimização dos recursos existentes em prol de uma melhor resposta de cuidados”, salientou o Secretário Regional.

 

Rui Luís considerou que a quinta edição deste workshop demonstra a quantidade de projetos regionais de boas práticas, o que é corroborado no exterior através de alguns prémios e financiamento de projetos de excelência.

 

“Trata-se de um excelente momento para que os profissionais e as instituições de saúde da Região possam fazer 'benchmarking' destes projetos, disseminando-os, adaptando-os, rentabilizando o conhecimento e a experiência daqueles que os implementaram em tipologia piloto”, afirmou Rui Luís.

GaCS/MS
 
Anexos:  
2018.12.07-SRS-WorkshopBoasPráticas.mp3   18.4104.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal