principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 9 de Outubro de 2019

Açores participam na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, vai estar presente na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, este ano dedicada ao tema da 'Sustentabilidade', que decorre de 11 a 13 de outubro, em Loulé, com o objetivo de aumentar a notoriedade da Cultura Açores no mercado ibérico.

 

A Direção Regional da Cultura participa no evento com um stand institucional, subordinado ao tema “Património Cultural Arqueológico Subaquático dos Açores”, dando continuidade à estratégia de divulgação deste riquíssimo património, recentemente impulsionada pelas publicações do Roteiro do Património Cultural Subaquático dos Açores e do Manual de Boas-Práticas do Património Cultural Arqueológico Subaquático dos Açores, ambos editados pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, no âmbito do projeto MARGULLAR, cofinanciado pelo programa INTERREG – MAC 2014-2020.

 

Nesse sentido, a presença na Bienal AR&PA dará a conhecer os diversos parques arqueológicos subaquáticos dos Açores, em articulação com as várias instituições museológicas que acolhem espólio relativo aos mesmos.

 

A Bienal Ibérica de Património Cultural é o resultado da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA, que se realiza em Valladolid, Espanha, desde 1998, com a Feira do Património, evento criado em 2013, em Portugal.

 

Esta bienal decorre agora de forma alternada entre Portugal (nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares).

 

Em 2017, o primeiro ano deste formato ibérico, a cidade de Amarante acolheu o evento, com uma representação espanhola, a par dos participantes portugueses.

 

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural.

 

A área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a programação social resultam num evento único, de referência na Europa.

 

A Bienal AR&PA tem por objetivos a promoção, a valorização e a visibilidade do Património Cultural, através da agregação dos diversos agentes que atuam nesta área.

 

Neste evento, para além dos muitos expositores a visitar, há atividades paralelas que incluem workshops, debates, mesas-redondas, exposições, concertos e seminários, bem como uma programação cultural complementar dirigida ao público generalista, às famílias e aos mais novos, onde se incluem atividades de educação patrimonial.

 

Este ano, diversos espaços públicos de Loulé vão acolher atividades da Bienal, estando também prevista a realização de vários roteiros culturais.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

GaCS/DRC
 
 
  19.6395.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal