principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

São Roque, Pico , 15 de Maio de 2019

Governo dos Açores atribui 26 prémios de excelência no programa “Eco Freguesia” 2018

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo realçou a atribuição de 26 prémios de excelência no âmbito do programa “Eco-freguesia, freguesia limpa de 2018”, com representatividade em todas as ilhas do arquipélago: 1 no Corvo, 1 nas Flores, 5 no Faial, 2 no Pico, 1 em São Jorge, 1 na Graciosa, 8 na Terceira, 4 em São Miguel e 3 em Santa Maria.

 

Marta Guerreiro, que falava na entrega dos Prémios Excelência, instituídos desde 2014, salientou que esta é uma forma de distinguir “as freguesias cujo esforço de limpeza e de manutenção tenha obtido as pontuações mais elevadas nos diversos critérios de avaliação”.

 

“Em 2018, tivemos 149 freguesias inscritas, sendo 103 distinguidas com o galardão “Eco-freguesia”, que lhes permite ostentar a respetiva bandeira durante o próximo ano”, para além da distribuição adicional de 21 diplomas de reconhecimento que mostraram uma evolução positiva nestas matérias, reforçou.

 

Segundo a governante, “premiar o desempenho e distinguir a excelência é, não só, reconhecer o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos, mas também incentivar a continuidade das ações de manutenção e limpeza dos espaços públicos, rumo a uma mudança efetiva de comportamentos”.

 

“As Juntas de Freguesia desempenham um papel preponderante por serem um verdadeiro elo de ligação entre as reais necessidades das populações e o desenho de políticas que as satisfaçam, com influência direta nos níveis de qualidade de vida das pessoas”, sublinhou a titular da pasta do Ambiente, acrescentando que esta cerimónia não é mais do que um justo reconhecimento que não podemos deixar de assinalar, todos os anos, pela importância de mantermos um trabalho conjunto de verdadeiro interesse público”.

 

Na ocasião, a Secretária Regional adiantou que, “este ano, inscreveram-se 143 freguesias dos Açores, sendo que as candidaturas apresentadas aos projetos 'A Minha Ribeira' e 'Costa Limpa' abrangem a intervenção em 208,6 quilómetros de linhas de água e 147,9 quilómetros de costa, respetivamente”.

 

“Algo que corresponde a 450 mil euros de apoio financeiro, para além do valor adicional de cerca de 50 mil euros a disponibilizar às melhores candidaturas do projeto “A Minha Ribeira” por via de equipamentos de apoio à limpeza e manutenção da rede hidrográfica”, acrescentou.

 

O “Eco-freguesia, freguesia limpa” tem como objetivo reconhecer e distinguir o esforço das entidades locais, em colaboração com as suas populações, na limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

 

Marta Guerreiro frisou, ainda, que este programa “ganhou escala e notoriedade, consolidando-se como um projeto de grande alcance e eficácia, reconhecido pelas nossas Freguesias, bem como pelos cidadãos e pelas diversas entidades envolvidas na preservação da qualidade ambiental”.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2019.05.15-SREAT-EcoFreguesias.mp3   19.5318.JPG 19.5319.JPG 19.5320.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago, alerta Proteção Civil

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 e 17 de junho

Avelino Meneses considera positiva participação dos Açores na Feira do Livro de Lisboa

Proteção Civil alerta para previsão de chuva em todo o arquipélago

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 de junho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal