principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 29 de Maio de 2020

POSEI tem potenciado o crescimento do setor agrícola nos Açores, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o programa POSEI tem potenciado o crescimento do setor agrícola nos Açores, sendo um instrumento estratégico fundamental para o desenvolvimento da agricultura, para o crescimento das produções e dos rendimentos, para garantir o abastecimento do mercado interno, para a redução de importações e para reforçar a capacidade exportadora.

 

“Em apenas dois anos, passamos de 1.400 para 2.400 toneladas na produção de banana e, em quatro anos, a área afeta à diversificação agrícola cresceu 30%. São bons exemplos da evolução da agricultura e do contributo do POSEI nesse caminho que estamos a construir”, referiu João Ponte, que hoje visitou as obras de ampliação e modernização da Frutaçor e reuniu com a Direção da Cooperativa Agrícola Açoreana de Horto-Fruticultores.

 

João Ponte garantiu que a Região não vai abdicar de lutar pelo reforço da dotação do POSEI, de modo a auxiliar o setor a reforçar o valor das ajudas e poder continuar a dar resposta aos desafios futuros ao nível do crescimento das produções.

 

“Uma coisa é desejarmos mais dotação no POSEI, outra, completamente diferente, é confundir os agricultores deliberadamente”, frisou João Ponte, rejeitando liminarmente que o défice no POSEI seja de 10 milhões de euros e que existam medidas em que o agricultor recebe menos 30% do que estava previsto.

 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou também a importância do programa PRORURAL+ para o desenvolvimento da agricultura no arquipélago, revelando que, só na atual legislatura, já foram aprovadas 250 candidaturas à primeira instalação de jovens agricultores, sendo que, só no último aviso, mais de 70 jovens candidataram-se a apoios à primeira instalação.

 

“Estes indicadores permitem duas leituras que gostaria de destacar, uma primeira tem a ver com o facto da agricultura continuar a ser atrativa para os jovens e a segunda é o de transmitir a confiança destes no futuro da agricultura nos Açores”, disse o governante.

 

Para reforçar estas duas componentes, João Ponte recordou que já existe nos Açores o programa Jovem Agricultor, que, na sua implementação, contou também com os contributos das organizações de jovens agricultores, integrando um conjunto de medidas que permitirá melhorar a qualificação, minimizar constrangimentos no acesso ao crédito bancário, reforçar o apoio à primeira instalação, para além da discriminação positiva de medidas de apoio já existentes.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2020.05.29-SRAF-VisitaFrutaçor(1).mp3 2020.05.29-SRAF-VisitaFrutaçor(2).mp3 2020.05.29-SRAF-VisitaFrutaçor(3).mp3   20.7928.jpg 20.7929.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores avança com resolução da situação dos moradores sinistrados pelas derrocadas na Rua da Ladeira, nas Ribeiras, Pico

Governo dos Açores vai apoiar projeto inovador ao nível da recolha de leite da Cooperativa Agrícola da Costa Norte

Ilha de São Jorge ligada de Este a Oeste por duas Grandes Rotas inseridas na Rede Regional de Percursos Pedestres

Governo dos Açores considera prioritário alargar zona marítima de proteção permanente até às 200 milhas

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal