principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 23 de Maio de 2019

Programa 'Inclui +' quer sensibilizar a sociedade para a potencialidade das pessoas com deficiência, afirma Andreia Cardoso

A Secretaria Regional da Solidariedade Social apresentou hoje, em Angra do Heroísmo, o programa 'Inclui +', uma iniciativa do Governo dos Açores que visa "promover a empregabilidade da pessoa com deficiência ou incapacidade, ao mesmo tempo que sensibiliza a sociedade para a potencialidade dessas pessoas”.

 

Este programa, cuja resolução do Conselho de Governo que aprova o regulamento está hoje publicada em Jornal Oficial, visa criar oportunidades que promovam o acesso a experiências profissionalizantes de pessoas com deficiência ou incapacidade que pretendam ingressar no mercado de trabalho.

 

Andreia Cardoso frisou que a Região “acompanha as melhores boas práticas da Europa no que respeita à inclusão social e à integração de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho”.

 

A Secretária Regional agradeceu, por isso, às Instituições Particulares de Solidariedade Social parceiras do Governo que, na qualidade de entidades promotoras, apresentam projetos neste âmbito, “sensibilizando, desta forma, a comunidade para as potencialidades das pessoas com deficiência e para o respeito pela diferença”.

 

O programa 'Inclui +' fomenta ainda a aproximação entre potenciais empregadores e pessoas com essa particularidade, contribuindo igualmente para o combate a situações de precariedade financeira neste grupo de pessoas.

 

“Pretendemos que estes projetos sustentem uma proposta de revisão dos mecanismos jurídicos existentes para a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o seu enquadramento legal, com vista à inclusão de pessoas com deficiência e problemas de saúde mental”, adiantou a Secretária Regional.

 

Andreia Cardoso recordou os projetos-pilotos neste âmbito a decorrer na Terceira, promovidos pela Casa de Saúde de São Rafael e pela Cáritas da Ilha Terceira, apontando-os como “exemplos de sucesso”.

 

“O ‘EmpregOn’ e o ‘Semente(s)’ são projetos de inserção destas pessoas em atividades socialmente úteis e de empregabilidade que têm contribuído para a autonomia, a criação de hábitos de trabalho e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais”, frisou.

 

Podem apresentar projetos ao 'Inclui +' as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e podem constituir-se entidades recetoras, para além destas, as empresas privadas, assim como outras entidades que, de alguma forma, contribuam para a realização dos objetivos deste programa.

 

A relação entre os participantes no projeto, a entidade promotora e a entidade recetora rege-se por protocolo de cooperação.

 

A Secretária Regional da Solidariedade Social fez ainda um balanço do programa 'AQI – Avaliar, Qualificar e Inserir', cujos três objetivos se encontram em execução e, consequentemente, mais três das ações previstas no Plano de Ação 2018-2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, no reforço da coesão social nos Açores.

GaCS/AIC
 
Anexos:  
2019.05.23-SRSS-Inclui+(1).mp3 2019.05.23-SRSS-Inclui+(2).mp3   19.5410.jpg 19.5411.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça realiza Oficina de Ciência Divertida e do Mar

SREC lança empreitada no valor de cerca 413 mil euros

Candidaturas abertas ao projeto “Creatour Azores” até 31 de julho

Governo dos Açores vai concessionar terreno florestal em São Miguel para instalar parque de arvorismo

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove oficina de paleografia



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal