principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Madalena , 15 de Maio de 2019

Governo dos Açores renova parceria com os Bombeiros Voluntários da Madalena para garantir segurança nas subidas à Montanha do Pico

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que a parceria entre o Governo dos Açores e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Madalena permite “a qualificação da nossa oferta em matéria de animação ambiental e turística, garantindo condições de maior segurança para todos aqueles que escolhem subir à montanha do Pico, enquanto um dos principais produtos do Turismo dos Açores”.

 

“Ao longo dos anos, os Bombeiros Voluntários da Madalena têm prestado um serviço inestimável, no âmbito das ações de busca e socorro, incluindo o resgate de visitantes na Reserva Natural, e o funcionamento e a monitorização, durante todo o ano, do sistema de videosegurança e rastreio de visitantes”, salientou Marta Guerreiro que falava, na Madalena, na cerimónia de assinatura do protocolo, que tem subjacente um apoio financeiro de 35 mil euros.

 

Segundo a governante, esta parceria “enquadra-se, ainda, numa estratégia de promoção e valorização do património natural e cultural dos Açores, consubstanciada numa oferta turística atrativa, segura e sustentável para quem visita a ilha-montanha, numa experiência única, alinhada com a aposta num Turismo Ativo e de Natureza, que nos diferencia de outras paragens”.

 

Na ocasião, a titular da pasta do Ambiente destacou “a importância da Casa da Montanha por se constituir como um ponto de passagem obrigatório, seja enquanto base da escalada, seja como espaço de interpretação ambiental”.

 

Em 2018, mais de 17 mil pessoas subiram ao topo do Pico e mais de 10 mil visitaram a Casa da Montanha, números que, até abril deste ano continuam a apresentar um crescimento sustentado: 811 subidas e 672 visitas.

 

A governante salientou que “este é um espaço que se tem revelado fundamental para as necessidades de registo e apoio à escalada e para o atendimento adequado aos visitantes”, com um trabalho contínuo na melhoria das condições de acesso à Montanha do Pico.

 

Marta Guerreiro destacou “a conclusão das obras de beneficiação das atuais instalações, prevista para o final do primeiro semestre deste ano, num investimento global superior a 600 mil euros, que contemplam espaços de apoio à atividade dos Guias e uma nova área reservada aos visitantes, concretamente de apoio às descidas, separando os fluxos de subida e de descida, bem como uma área de estacionamento de viaturas, neste caso, que será aberto no início de junho”.

 

A Secretária Regional lembrou, ainda que, em 2018, foram implementadas alterações ao regulamento de acesso à Reserva Natural da Montanha do Pico, “adequando-o aos desafios atuais e conciliando a procura com a salvaguarda do património natural existente, por via do estabelecimento de limites diários de subidas e de pernoitas na cratera, a revisão do valor das taxas das subidas autónomas e do acesso ao Piquinho e a criação de uma taxa para a pernoita na cratera, para além  do alargamento do período de funcionamento da Casa da Montanha em determinadas épocas”.

 

“Todas estas ações, desencadeadas de uma forma integrada, têm permitido garantir a qualidade deste produto turístico, tão apreciado e procurado por que nos visita, mas também por quem cá habita, distinguindo-nos sempre pela positiva”, frisou.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2019.05.15-SREAT-ProtocoloBombeiros .mp3   19.5310.jpg 19.5311.JPG 19.5312.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo navio ‘Mestre Jaime Feijó’ já vem a caminho dos Açores, revela Ana Cunha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal