principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 15 de Março de 2018

Governo dos Açores satisfeito com a possibilidade das Regiões Ultraperiféricas terem quota de atum rabilho a partir de 2019

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se hoje com a decisão da Comissão Europeia de permitir que, a partir do próximo ano, os pescadores das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da Europa, como os Açores, passem a poder dispor de uma quota de captura para o atum rabilho.

 

A decisão, que emanou da reunião entre a Comissão Europeia e a Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), o órgão de gestão de pesca no Atlântico, teve em consideração, segundo Gui Menezes, " argumentos apresentados pelos Açores”.

 

O Secretário Regional frisou que o Executivo açoriano “tem vindo a defender junto da Comissão Europeia o aumento da quota de atum rabilho atribuída a Portugal no sentido de ser disponibilizada à frota pesqueira que usa a arte de salto e vara, como é o caso dos Açores”.

 

Gui Menezes lamentou que, nos últimos anos, a quota nacional disponível para o atum rabilho seja absorvida, na sua totalidade, pelas armações existentes no sul de Portugal, "impossibilitando a frota atuneira regional de capturar esta espécie".

 

O titular da pasta do Mar salientou ainda que, segundo o Conselho Científico da ICCAT, tem-se verificado um “aumento acentuado” dos 'stocks' de rabilho no Atlântico Norte.

 

Desde 2007, devido ao declínio dos 'stocks' no Atlântico, os Açores, tal como outras RUP, viram as suas possibilidades de pesca desta espécie diminuírem acentuadamente, podendo apenas capturar esta espécie de forma acessória, ou seja, cada embarcação não pode trazer para terra mais de 5% do volume total capturado por maré.

 

A proposta da Comissão Europeia contempla que, a partir do próximo ano, a quota europeia de atum rabilho não distribuída por nenhum Estado Membro, que se estima que seja de 87 toneladas em 2019 e de 100 toneladas em 2020, seja distribuída pelas frotas artesanais dos Açores, Madeira, Canárias e ilhas gregas.

 

Na próxima reunião anual da ICCAT, que irá decorrer em novembro, na Croácia, esta decisão deverá ser validada, sendo que, ao nível da União Europeia, deverão ter agora lugar discussões sobre a repartição da quota desta espécie entre regiões.

GaCS/GM
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores abre nova fase de candidaturas à reconversão de explorações leiteiras em carne de bovino na ilha de São Miguel

Governo dos Açores avança com resolução da situação dos moradores sinistrados pelas derrocadas na Rua da Ladeira, nas Ribeiras, Pico

Governo dos Açores vai apoiar projeto inovador ao nível da recolha de leite da Cooperativa Agrícola da Costa Norte

Ilha de São Jorge ligada de Este a Oeste por duas Grandes Rotas inseridas na Rede Regional de Percursos Pedestres

Governo dos Açores considera prioritário alargar zona marítima de proteção permanente até às 200 milhas



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal