principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Rabo de Peixe , 23 de Maio de 2019

Comunidades costeiras devem aproveitar financiamento dos GAL Pesca, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia apelou hoje, em Rabo de Peixe, aos agentes do setor das pescas para se candidatarem às medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), frisando que podem ser injetados quatro milhões de euros no setor piscatório dos Açores, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e do Orçamento da Região.

 

“Esta é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada”, afirmou Gui Menezes, alertando para a necessidade de se promover a competitividade e a sustentabilidade nas empresas da área das pescas.

 

O Secretário Regional falava na cerimónia de inauguração da sede do Grupo de Ação Local da Pesca ‘Mar Açores Oriental’, um dos três GAL criados no arquipélago, e que abrange as comunidades piscatórias das ilhas de São Miguel e Santa Maria.

 

Nos Açores, através de uma iniciativa do Governo Regional, foram criados três GAL Pesca que abrangem todo o arquipélago, garantido que todos os potenciais beneficiários das freguesias costeiras e pesqueiras açorianas possam apresentar projetos de desenvolvimento local para o seu território.

 

O Secretário Regional adiantou que os GAL Pesca dos Açores estão “em diferentes fases operacionais”, referindo que, no caso do ‘GRATER Mar’, que abrange as ilhas Terceira e Graciosa, foram submetidas 13 candidaturas para as áreas de Inovação em Espaço Marítimo, Qualificação Escolar e Profissional Relacionada com o Meio Aquático, Preservação, Conservação e Valorização dos Elementos Patrimoniais e dos Recursos Naturais e Paisagísticos, Reforço da Competitividade do Turismo e Promoção de Produtos Locais de Qualidade, num investimento superior a 340 mil euros.

 

Gui Menezes salientou que as candidaturas para a submissão de projetos ao ‘Mar Açores Oriental’ decorrem até ao final de maio e ao ‘Adeliaçor Mar’ até ao final de junho, apelando, por isso, ao envolvimento de todos os agentes das comunidades piscatórias.

 

“Queremos que os GAL Pesca sejam os principais promotores de iniciativas que venham a contribuir para o aumento do rendimento dos pescadores e das suas famílias, através de atividades complementares à pesca”, disse.

 

As medidas DLBC pretendem reforçar a inovação no setor, a capacitação das pessoas e das instituições da pesca, bem como a conservação e a valorização de recursos, através de novos projetos e negócios em áreas ligadas ao turismo, mas também em áreas emergentes da economia azul, como é o caso da biotecnologia e da aquacultura.

 

Os GAL Pesca são formados por diferentes agentes e instituições, como associações, juntas de freguesia e empresas, e têm como objetivo dinamizar, nas vertentes social e económica, as comunidades açorianas mais ligadas à pesca e ao mar.

GaCS/GM
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Museu do Pico apresenta mostra expositiva de um feto de cachalote

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de julho

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada acolhe Histórias Requinhas

Regime de pré-reforma para os trabalhadores da Administração Pública Regional

Incentivos do Proenergia aumentaram 46% no primeiro semestre de 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal