principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 30 de Julho de 2019

Vasco Cordeiro recebeu Presidente do novo Conselho Económico e Social

O Presidente do Governo recebeu hoje o Presidente do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores, Gualter Furtado, um órgão recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa na sequência de uma proposta apresentada pelo Executivo açoriano e que resultou de um processo de diálogo e concertação com vários parceiros sociais.

 

“Para o Governo dos Açores, este momento é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, porque a configuração do Conselho Económico e Social resulta de uma decisão da Assembleia Legislativa, fruto de uma proposta do Governo dos Açores, após um trabalho de diálogo e de concertação com parceiros sociais, nomeadamente a Federação Agrícola dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e a UGT-Açores”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Após o encontro com Gualter Furtado, que decorreu em Ponta Delgada, o Presidente do Governo salientou que a criação deste Conselho Económico e Social é também relevante pelas funções que possui nos termos da lei aprovada pelo Parlamento, uma vez que se assume como um órgão colegial independente, consultivo e de acompanhamento dos órgãos de governo próprio - Governo dos Açores e Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

“Dessa forma dá-se também um passo significativo na consolidação e estruturação da nossa Autonomia com a criação deste órgão colegial independente, consultivo e de acompanhamento do Governo e da Assembleia para as matérias de natureza económica, social, laboral e ambiental”, destacou Vasco Cordeiro.

 

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo afirmou ainda que, para além de todos os canais de concertação e diálogo, a estruturação de um órgão com estas funções de consulta e de acompanhamento permite à Região dispor de uma entidade com capacidade de pronúncia por sua iniciativa e não apenas quando é solicitado para tal.

 

Previsto no Estatuto Político-Administrativo dos Açores, o Conselho Económico e Social é presidido por uma personalidade eleita pela Assembleia Legislativa por maioria de dois terços dos deputados regionais.

 

É composto por quatro membros do Governo Regional, oito representantes dos trabalhadores, oito representantes das organizações empresariais dos empregadores, três representantes das autarquias locais, dois representantes das instituições particulares de solidariedade social, um representante das associações de defesa do consumidor, um representante das associações de defesa do ambiente, dois representantes do setor cooperativo, um representante das associações da área da igualdade de género e um representante das associações de pessoas portadoras de deficiência.

 

Integram ainda este Conselho um representante da Universidade dos Açores, um representante da juventude açoriana, os representantes da Região Autónoma dos Açores no Conselho Económico e Social e três personalidades de reconhecido mérito nas áreas de competência do Conselho, a designar pelo próprio Conselho.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2019.07.30-PGR-AudienciaConselho EconómicoSocial.mp3   19.5956.jpg 19.5957.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Aposta do Governo na qualificação dos Açorianos garante 70% de empregabilidade

Estratégia de reorganização do sistema de saúde visa enfrentar novos desafios, afirma Teresa Machado Luciano

Governo dos Açores interdita caça ao coelho bravo na zona ocidental da ilha de São Miguel

Governo Regional respondeu de imediato aos Açorianos após passagem do furacão Lorenzo, afirma Ana Cunha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 de outubro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal