principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Héroísmo , 23 de Julho de 2013

Diretor das Comunidades reuniu com autoridades e portugueses residentes na Bermuda

O Diretor Regional das Comunidades afirmou esta segunda-feira, na Bermuda, que o Governo dos Açores está “fortemente empenhado numa relação de grande proximidade com as comunidades açorianas na diáspora, incluindo o reforço do relacionamento com as autoridades dos países e territórios de acolhimento”.

Paulo Teves falava no Clube Vasco da Gama num encontro com a comunidade portuguesa residente naquele território, tendo reiterado “o compromisso do Governo dos Açores em trabalhar no sentido do reforço da proximidade com a Bermuda, não apenas no relacionamento direto com o seu Governo, mas também diligenciando junto do Governo português para a resolução de situações que decorrem da competência da República”.

O Diretor Regional das Comunidades deu como exemplo a ausência de representação consular de Portugal em Hamilton, questão seguida “com grande atenção e preocupação por parte das autoridades regionais, que têm repetidamente diligenciado e solicitado ao Governo da República a rápida resolução deste assunto”.

Neste contexto, Paulo Teves manifestou a sua satisfação pelo recente anúncio da contratação de apoio administrativo, esperando ainda que “seja brevemente resolvida a nomeação de um cônsul honorário que permita um apoio mais próximo e eficaz aos cidadãos portugueses residentes nas Bermudas”.

Ainda no decurso do mesmo dia, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se com o Ministro da Administração Interna da Bermuda, Michael Fahy, a quem transmitiu a preocupação da comunidade açoriana acerca das restrições para a aquisição do título de residência permanente de jovens luso descendentes cujos pais são possuidores de títulos de residência da Bermuda. 

Salientando “a relação histórica entre os dois arquipélagos, bem como a forte presença e inequívoca integração da comunidade portuguesa  nas Bermudas”, Paulo Teves mostrou-se otimista no sentido de ser encontrada “uma solução que, cumprindo com as leis imigratórias, permita que os jovens lusodescendentes obtenham um título de residência e permaneçam, assim, junto das suas famílias, continuando a contribuir para o desenvolvimento da terra que os viu nascer”.

Paulo Teves salientou ter-lhe sido transmitida pelo Ministro Michael Fahy “a melhor atenção das autoridades das Bermudas relativamente ao assunto, bem como o maior apreço e consideração pela comunidade açoriana”, tendo sido salientado que “uma das suas primeiras medidas do Ministro na pasta de imigração consistiu na abolição do limite dos prazos dos contratos de trabalho, que até então tinham um máximo de 6 anos, alteração que vem de encontro aos interesses da comunidade”.

Prosseguindo o programa da sua visita à Bermuda, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se esta manhã com a Diretora do Departamento de Imigração, Danette Ming, tendo realçado, à saída do encontro, “um compromisso recíproco de aprofundamento das relações institucionais entre os dois territórios”.


GaCS/FA/DRC
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal