principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 12 de Junho de 2019

João Ponte anuncia novo concurso do VITIS este ano no valor de quatro milhões de euros

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, na Horta, que vai ser aberto, ainda este ano, um novo concurso no âmbito do Programa de Apoio à Reconversão e Reestruturação da Vinha no valor de quatro milhões, para continuar a aprofundar o desenvolvimento deste setor, que tem contribuído para gerar riqueza, postos de trabalho e para o progresso dos Açores.

 

“Para responder ao desafio de vários parceiros do setor, será iniciado um processo de auscultação do programa VITIS em relação ao nível dos apoios, critérios de ponderação das candidaturas e das obrigações dos beneficiários, por forma a melhorar o regime de apoios, numa perspetiva de assegurar a sustentabilidade da atividade vitivinícola no futuro”, afirmou João Ponte.

 

O governante falava na abertura da sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV), que decorre pela primeira vez nos Açores, reunindo representações de várias regiões europeias produtoras de vinho.

 

Na sua intervenção, salientou que a realização do evento nos Açores é “uma boa oportunidade" para dar a conhecer as potencialidade e especificidades açorianas, mas também para "partilhar experiências e refletir sobre os desafios comuns no que à vinha e ao vinho diz respeito".

 

João Ponte destacou que o VITIS já permitiu reconverter nos Açores cerca de 800 hectares de vinha, através de um investimento de 21 milhões de euros.

 

“Deste investimento, a sua quase totalidade foi concretizada na ilha do Pico, fazendo com que esta atividade venha a ter, dentro de poucos anos, um peso relevante ao nível da economia local, essencial para gerar riqueza, postos de trabalho e contribuir para o progresso da Região”, referiu.

 

O Secretário Regional salientou que os números ilustram bem a trajetória de sucesso, já que, em 2018, a produção de vinho apto a ser certificado atingiu 450 mil litros, representando a maior produção de vinho a ser certificado de sempre, e estima-se que, em dois anos, a quantidade de vinho apto a ser certificado ultrapasse um milhão de litros.

 

Para João Ponte, o potencial económico deste setor não se esgota nas receitas provenientes da venda de vinho, lembrando que, no caso particular da ilha do Pico, o Enoturismo é um fator imprescindível de atração turística.

 

O Secretário Regional apelou aos participantes neste evento da AREV para uma união de esforços, frisando que o sucesso da vinha e do vinho vai continuar a exigir de quem produz, de quem transforma e de quem define o rumo do setor muita dedicação, inovação e empreendedorismo.

 

“Individualmente somos pequenos para enfrentar o que temos pela frente, mas, se trabalharmos juntos, ganhamos outro peso e capacidade de influenciar as decisões, por isso a união é fundamental”, afirmou João Ponte.

 

O governante identificou vários desafios importantes pela frente, desde logo a futura Política Agrícola Comum (PAC) 2021 – 2027, com implicações diretas no setor da vitivinicultura, tendo o Governo dos Açores anunciado que será necessário garantir apoios para novas plantações de vinha, algo muito importante uma vez que se trata de áreas que não são abrangidas para o apoio do VITIS, bem como a defesa das Denominações de Origem e Identificação Geográfica, de forma a garantir a autenticidade dos vinhos açorianos, e a utilização de rotulagem como instrumento de defesa dos vinhos e dos ‘terroir’ são outras preocupações manifestadas.

 

O programa da AREV será quinta-feira integralmente dedicado à ilha do Pico, começando com uma visita às curraletas na zona da Criação Velha, na Madalena, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, seguindo-se uma passagem pelo Museu do Vinho, Adega A Buraca, Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico e Centro Interpretativo da Vinha, onde terá lugar uma degustação de vinhos dos Açores com a presença de produtores de vinho certificado do Pico e entidades locais.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.12-SRAF-AREV(1).mp3 2019.06.12-SRAF-AREV(2).mp3 2019.06.12-SRAF-AREV(3).mp3   19.5580.JPG 19.5581.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal