principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 24 de Setembro de 2020

Genealogia contribui para aproximar a diáspora aos Açores, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades destacou a importância de um conjunto de entidades e pessoas que estimulam a busca das raízes através da Genealogia, considerando que têm "contribuído para a aproximação da diáspora aos Açores”.

 

“Temos assistido, ao longo dos últimos anos, a um incremento da procura das origens por parte das comunidades açorianas dispersas pelo mundo, como fator de pertença a esta grande família açoriana”, referiu Paulo Teves, que falava quarta-feira no Encontro de Genealogia Açoriana, que decorreu online na página do Facebook da Direção Regional das Comunidades.

 

Para o Diretor Regional, a criação do projeto Açorianos no Mundo, através da plataforma https://acorianosnomundo.azores.gov.pt/, tem "impulsionado essa descoberta das suas raízes e o interesse em conhecer a terra de origem dos seus antepassados".

 

Nesse sentido, adiantou que "já se encontram inscritas pessoas que fizeram a sua árvore genealógica e que encontram nos Açores os seus antepassados desde o século XVIII”.

 

“Esta vontade de se identificarem como Açorianos, mesmo com a significativa distância geográfica e temporal, é, para o Governo dos Açores, um motivo de enorme orgulho e merece, da nossa parte, a dinamização e divulgação dos mais diversos centros, institutos e pesquisadores que desenvolvem um meritório trabalho nesta área”, referiu Paulo Teves.

 

A Diretora Regional da Cultura, que também participou no Encontro, salientou a importância que a Genealogia tem para o conhecimento da História dos Açores e da sua interação com a diáspora, permitindo recuar às origens do povoamento insular e identificar as redes familiares construídas desde então.

 

Susana Costa destacou o empenho que a Direção Regional da Cultura tem na divulgação dos arquivos paroquiais e a "intensa dinâmica" que estas fontes de informação constroem com as comunidades de origem açoriana de todo o mundo.

 

Na sua intervenção, a Diretora Regional da Cultura agradeceu todos os contributos e consultas feitas no Centro de Conhecimento dos Açores, que é "uma ferramenta pública ao serviço de todos e que conta com o esforço de todos".

 

Para além dos diretores regionais da Cultura e das Comunidades, participou neste encontro Jorge Forjaz, historiador e genealogista, autor de mais de 30 trabalhos sobre famílias dos Açores (especialmente da Terceira e do Faial, em coautoria com António Ornelas Mendes), de Macau, da Índia, de Moçambique, de S. Tomé e Príncipe, de Cabo Verde, da Guiné, de Ceuta e de Tânger, além de diversas monografias sobre famílias específicas, como os Dart, Stockler, Monjardino, Teixeira de Sampaio.

 

O Encontro contou também com a participação de Duarte Vasconcelos Amaral, membro do Instituto Cultural de Ponta Delgada, onde é um dos mentores do Núcleo de Genealogia, prestando particular atenção aos Açorianos da diáspora que ali procuram auxílio na busca das suas raízes familiares, e desenvolve atividade de investigação em genealogia desde longa data, nomeadamente sobre o arquipélago dos Açores, com especial relevo para o estudo das famílias de Vila Franca do Campo, desde o povoamento até aos nossos dias, interessando-se ainda pelas genealogias medievais dos primeiros povoadores micaelenses.

 

Vera Barroso, professora universitária aposentada, com muitos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, mais de 40 obras organizadas e  coordenadora, desde 1986, do Arquivo Central da Santa Casa de Porto Alegre, onde promoveu, em 2019, o Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana, sendo também membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, foi outra das participantes.


GaCS/DRCom
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.8830.jpg 20.8831.jpg 20.8832.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal