principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Bruxelas , 11 de Fevereiro de 2020

Acordo político de importância para os Açores garante a Vasco Cordeiro a Presidência do Comité das Regiões

O Presidente do Governo destacou a importância para os Açores do acordo político alcançado hoje entre as várias famílias políticas que compõem o Comité das Regiões, que vai permitir que Vasco Cordeiro assuma quarta-feira o cargo de Primeiro Vice-Presidente, assim como a Presidência deste organismo dentro de dois anos e meio.

 

O acordo firmado entre os vários grupos políticos - entre os quais o PSE e o PPE - estipula que a Presidência do Comité das Regiões seja rotativa entre o grego Apostolos Tzitzikostas, que vai assumir este cargo nos primeiros dois anos e meio, e Vasco Cordeiro, que será agora Primeiro Vice-Presidente e Presidente na segunda metade deste sétimo mandato.

 

Segundo o Presidente do Governo, que tinha sido indicado, no início de dezembro, candidato do Partido Socialista Europeu (PSE) à presidência deste órgão consultivo que representa cerca de 350 entidades regionais e locais da União Europeia, o acordo agora assinado “é uma vitória e uma conquista importante”.

 

“O facto é que, no âmbito do acordo político assinado e com a votação que decorrerá amanhã (quarta-feira), eu só serei Primeiro Vice-Presidente e, posteriormente, Presidente do Comité das Regiões, porque sou Presidente do Governo dos Açores”, referiu Vasco Cordeiro.

 

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou, assim, que a importância política e prática para os Açores é bem visível, tendo em conta a capacidade de influência do Comité das Regiões numa altura de grandes desafios para a União e para as regiões.

 

Desde logo, a importância do próximo Quadro Financeiro Plurianual para a Política de Coesão e para a Política Agrícola Comum, assim como a Conferência Sobre o Futuro da Europa, iniciativa lançada pela Comissão Europeia, que são “matérias que interessam a toda a Europa, mas que têm uma repercussão concreta, direta e prática em cada uma das regiões e, nomeadamente, nos Açores”, sublinhou o Presidente do Governo.

 

Vasco Cordeiro participou hoje, em Bruxelas, na sessão constitutiva do Comité das Regiões, que marcou o início de um novo mandato, o sétimo deste organismo que representa cerca de 350 entidades regionais e locais da União Europeia.

 

A Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeu têm de consultar o Comité das Regiões quando elaboram textos legislativos sobre matérias em que as autoridades regionais e locais têm uma palavra a dizer, como é o caso do emprego, da política social, da coesão económica e social, dos transportes, da energia e das mudanças climáticas.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.02.11-PGR-Comité_das_Regiões(1).mp3  2020.02.11-PGR-Comité_das_Regiões(2).mp3   20.7558.jpg 20.7559.jpg 20.7560.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal