principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 1 de Abril de 2016

Artesanato dos Açores regista crescente adesão de novos artesãos

A Diretora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) afirmou que as comemorações dos 'Dias Europeus do Artesanato' nos Açores, que hoje tiveram início em Ponta Delgada e na Praia da Vitória, “consolidam a crescente adesão de novos artesãos e a importância económica do setor”.

 

Sofia Medeiros sublinhou o empenho do CRAA na “promoção de intercâmbios entre unidades artesanais e entre artesãos da Região”, bem como no apoio à presença, “cada vez mais significativa, em quantidade e qualidade, do artesanato açoriano em feiras realizadas no exterior”.

 

Para a Diretora do CRAA, é muito animadora “a recetividade que se tem observado, por exemplo, no continente, gerando um aumento de vendas que torna a atividade mais compensadora do ponto de vista económico e, assim, atrativa para quem a ela queira aderir”.

 

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, está a assinalar os 'Dias Europeus do Artesanato' com um conjunto de atividades que incluem visitas guiadas, workshops para crianças e a realização de mercados urbanos de artesanato nas cidades de Ponta Delgada e da Praia da Vitória.

 

Estas atividades, organizadas pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, tiveram início hoje de manhã, na Oficina Museu das Capelas, em São Miguel, com uma oficina de pintura de bonecos tradicionais em cerâmica para as crianças dos ATL.

 

No sábado, 2 de abril, realiza-se um passeio de autocarro à zona norte da ilha, com visitas guiadas a três unidades produtivas artesanais, designadamente a Oficina Museu de Capelas, a Fábrica de Chá Gorreana, na Maia, e a oficina de tecelagem 'O Linho', da artesã Lurdes Lindo, na Lombinha da Maia.

 

Com esta visita, o CRAA pretende mostrar a realidade artesanal da ilha de S. Miguel e dar a conhecer produtos, técnicas e espaços de criação das unidades produtivas artesanais locais.

 

Ainda no âmbito das comemorações dos 'Dias Europeus do Artesanato', o CRAA promove, até 4 de abril, a realização de mercados urbanos de artesanato (MUA) em Ponta Delgada e na Praia da Vitória, iniciativas que contam com a participação de 16 artesãos dos Açores e dois convidados vindos do continente.

 

Em Ponta Delgada, estão presentes os artesãos Catarina Castello, Inês Ribeiro, Odília Mancebo, Teresa Baganha, Randal Gladwin e o Centro Cultural da Atalhada, de São Miguel, José Francisco Pereira, do Faial, e as Publicações Serrote, de Lisboa.

 

Na Praia da Vitória, a iniciativa conta com a presença dos artesãos Isabel Rosário, Manuela Sousa, Maria Aurélia Rocha, Samuel Castro, Francisco Rocha, Cookies&Friends e Lúcia Freitas, da Terceira, Bruna Silva, de Santa Maria, e a empresa Só Sabão, de Viseu.

 

Para os quatro dias de MUA estão agendados quatro workshops, designadamente de estanho, macramé, tipografia e cerâmica, em Ponta Delgada, e tricô, pintura de azulejo, sabão artesanal e trabalhos em pele, na Praia da Vitória.

 

Os 'Dias Europeus do Artesanato' visam a promoção e o desenvolvimento do artesanato na Europa, através do encontro entre artesãos fora do ambiente de trabalho, exposições, visitas aos centros de formação, ateliers e workshops e passeios temáticos.

 

Trata-se de uma atividade coordenada pelo Institut National des Métiers d’Art, de França, à qual estão associados 18 países.

 

Em Portugal, os 'Dias Europeus do Artesanato' são assinalados nos Açores, em Lisboa e em Coimbra.


GaCS/VPECE
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo navio ‘Mestre Jaime Feijó’ já vem a caminho dos Açores, revela Ana Cunha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal