principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Praia da Vitória , 6 de Julho de 2018

Agricultura nos Açores tem grande potencial para atrair novos investidores, afirma Diretor Regional do Desenvolvimento Rural

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou hoje, na Praia da Vitória, que a agricultura, um dos principais pilares da economia dos Açores, tem um grande potencial para atrair novos investidores.

 

Fernando Sousa salientou que a qualidade das produções agrícolas, a sua notoriedade, a aceitação dos produtos pelos consumidores, o bem-estar animal e a sanidade são pontos fortes que potenciam o crescimento do setor agrícola, oportunidades de negócio e o surgimento de novos investidores.

 

O Diretor Regional falava no I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que reúne na ilha Terceira mais de uma centena de participantes oriundos de 11 países.

 

A vinha constitui, para o Governo dos Açores, um caso paradigmático de sucesso, tanto nas áreas da transformação e recuperação, como pelo número de investidores e jovens qualificados que se têm dedicado ao vinho.

 

“Entre 2009 e 2017 já foram feitos investimentos de 20 milhões de euros neste setor, uma grande maioria na ilha do Pico”, afirmou Fernando Sousa, acrescentando que, “até ao final deste ano, a Região deverá ter 1.000 hectares de área apta à produção de vinho certificado”.

 

A fileira da madeira também se tem revelado muito atrativa, tendo o Diretor Regional referido que a criptoméria dos Açores tem a certificação internacional Forest Stewardship Council (FSC), o que garante o respeito pela sustentabilidade e se adequa às novas tendências do mercado.

 

Fernando Sousa destacou ainda o grande potencial de crescimento que apresenta o setor da carne, sobretudo ao nível da desmancha e embalamento, ou seja, produtos de quarta gama que deixem ficar na Região mais valias económicas.

 

“A expedição de gado bovino abatido nos Açores registou um crescimento, nos últimos 10 anos, de 99%, tendo atingido oito mil toneladas em 2017”, afirmou, recordando que tem sido feito um grande investimento público ao nível da rede regional de abate para proporcionar mais e melhores condições ao setor.

 

Para Fernando Sousa, o leite, cuja produção atingiu 610 milhões de litros em 2017, tem grande margem para o surgimento de novos investimentos na transformação.

 

“Há uma crescente valorização das produções tradicionais e existe espaço e condições para novas queijarias”, salientou, apontando os casos da Queijaria Furnense, em São Miguel, e da queijaria O Morro, no Faial, esta última reconhecida em Nova Iorque por uma revista da especialidade.

 

Na sua intervenção, Fernando Sousa abordou ainda os apoios disponíveis no PRORURAL+, considerando que tem sido um instrumento muito importante para apoiar novos investimentos no setor.

 

O Diretor Regional referiu que, no âmbito da medida do PRORURAL+ dedicada à cooperação e à inovação, já existe alguma procura para promover investimentos nestas áreas, dando como exemplo o caso de um investidor que está nos EUA e que apresentou um projeto de investimento para a inovação no âmbito dos produtos lácteos.


GaCS/RM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.3101.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Mais cirurgias e menos tempo de espera no Serviço Regional de Saúde

Governo dos Açores assinala Dia Internacional dos Migrantes

Jovens são imprescindíveis para uma agricultura mais forte e competitiva, afirma João Ponte

Sismo de magnitude 3,4 sentido na ilha do Faial

Agenda do Governo Regional dos Açores para 14 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal